Artista plástica realiza exposição na Academia Paraibana de Letras

Até o dia 14 de maio a Academia Paraibana de Letras divide o espaço dos imortais e dos livros com um jardim. É a Exposição ‘FloreSer’, da artista-plástica goiana Valéria Antunes. A visitação é aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

As pinturas com motivos florais é uma homenagem às mulheres. “Tenho tanta história dentro de mim, de antes, de agora, de tudo que ainda quero viver, difícil decidir por um tema, um título. Deixei ‘aflorar’, vir como vier, então ‘FloreSer’, assim mesmo, com S de Sofia!”, definiu a artista plástica. A grafia é uma referência a sua filha.

Em um artesanato de pincéis e tintas, Valéria Antunes imprime em seus quadros a sutileza e as formas das flores, os pingos de chuva e as ondas do mar. Uma mistura de natureza rústica e impressionista. Texturas e cores compõem a harmonia de suas obras.

A natureza em arte

Foto: Divulgação

O contato de Valéria com arte vem desde a infância. A experiência nesse universo foi guiada pelo modo de produção artesanal caseiro que envolvia plantar, colher, tingir e fiar algodão, assim como tosar animais e colorir a lã.

A natureza sempre esteve presente na sua vida. Nas suas brincadeiras utilizava pedras e cascas de árvores. Naquela época já demostrava interesse especial pela pintura. Logo, técnica e conceito seriam acrescentados a sua trajetória artística ao ingressar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB). Hoje, Valéria Antunes mora em João Pessoa.

Foto: Divulgação

“Passei por várias fases, do desenho a lápis, grafite ou carvão às tintas, começando pela aquarela (muito pouco) e óleo (mais tempo), até chegar à acrílica, por meio da qual faço um misto de pintura e escultura, por gostar de trabalhar muito com texturas”, explicou a artista.

Sua primeira mostra individual de pinturas e objetos com intervenções em botelhas de cerâmica foi intitulada de “Passeio por Sutilezas”, realizada em 2016. Na Exposição ‘FloreSer’, os olhares do amantes e curiosos da arte encontram quadros onde cores e contrastes exibem uma mensagem poética.


Com informações: Jornal A União / RC Vips / Academia Paraibana de Letras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.