Bloco infantil promove o patrimônio Natural do Rio Madeira

Preservação ambiental, conscientização, cultura e patrimônio. O Bloco Infantil Boto Curumim marca presença no Carnaval de Porto Velho (RO), na terça-feira (5 de março).

O bloco faz parte de uma iniciativa da Associação Instituto Babaçu da Amazônia – AIBA. Em parceria com o Pub Querubim. Exclusivo para crianças de 04 a 12 anos de idade, acompanhados dos pais.

O objetivo é promover a Conscientização da Preservação Ambiental, como também valorizar a cultura regional e local.

Cultura

O Bloco Infantil Boto Curumim surgiu com uma proposta diferenciada: pioneiro em valorizar os pesquisadores e escritores locais. Cada abadá adquirido acompanhará 2 folhetos de cordéis personalizados. O propósito é incentivar a cultura desde a infância – resgatando o Patrimônio Natural do Rio Madeira.

_______

“O boto sempre será
Um patrimônio Natural
Atração turística
Riquíssima e cultural
Nas águas do rio Madeira
Será sempre especial”

_________

Atrações do Bloco: 

• Marchinhas regionais;

• Apresentação dos personagens Boto Tucuxi e Boto Rosa;

• Concurso de fantasias voltados para a temática dos Botos;

• Concurso de Pinturas voltadas também para a temática dos Botos;

• Distribuição Exclusiva de Cordéis para os foliões que adquirirem o seu Abadá – uma criação do designer e artista paraibano Mikéliton Alves.

• Célia Estrela, funcionária pública da Escola Municipal Areal da Floresta, irá apresentar suas lindas composições de machinhas especiais que tratam de conscientização e preservação dos botos e sobre o Rio Madeira. Um momento pra lá de especial!

Tudo começou

Projeto Boto Tucuxi: realizado nas escolas das redes municipal e estadual, em Porto Velho, para incentivar a educação ambiental. Foto: Hosana Morais/G1 | Reprodução

A idealizadora do Bloco – pedagoga Izabel Cristina da Silva, paraibana radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990, diz que tudo começou com o Projeto Boto Tucuxi. 

De acordo com a educadora, o objetivo do projeto é visitar uma escola por semana e levar às crianças educação ambiental e a importância da preservação da natureza.

Izabel teve uma ideia para chamar a atenção dos estudantes das redes municipal e estadual de Porto Velho, ela criou um personagem dos rios para se fazer presente nos encontros. Resolveu confeccionar uma fantasia de boto, símbolo do projeto, e vestir um voluntário para interagir com as crianças.

“O Bloco Infantil Boto Curumim é um sonho desde 2018, mas só concretizado este ano. Minha paixão pelos botos ‘animais tão dóceis e que sempre transmitem muita alegria aos turistas no Rio Madeira e Amazônia’, me fez criar o bloco, também é uma forma de referenciar minha gratidão aos Rondonienses. Estou aqui há 29 anos, escolhi Rondônia para viver e me encantar a cada dia na Amazônia”, afirmou.

Foto: Divulgação

Serviço

Bloco Infantil Boto Curumim

Data: 5 de março (terça-feira)

Concentração: 15h

Local: Pub Querubim, localizado na Rua D. Pedro II, Bairro Caiari, no centro de Porto Velho – Rondônia.

Camiseta/abadá no valor de R$ 30,00

Informações pelo telefone: (69) 9 9984 – 4569 – Izabel Cristina da Silva

Cordel o Rio e Natureza, de autoria de Raimundo Herculano Pereira, estudante universitário de RH e seu irmão Francisco Herculano Ferreira. Foto: Divulgação

Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.