Colgate cria um tubo de creme dental reciclável

A Colgate acaba de finalizar o projeto de um tubo de creme dental reciclável, o primeiro de seu tipo, que estabelece um novo padrão na indústria.

A Associação de Recicladores de Plásticos (APR) anunciou na semana passada o reconhecimento do novo tubo, que faz do projeto o primeiro tubo de cuidado oral ou cuidados pessoais a receber o reconhecimento da APR por reciclabilidade – um passo essencial para trazê-lo ao público.

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, o tubo vai estrear sob a marca Tom’s of Maine, da empresa, nos EUA, em 2020. O projeto será lançado para selecionar mercados globais sob a marca Colgate. Depois disso, a empresa planeja converter totalmente para tubos recicláveis ​​até 2025, quando todos os seus produtos estarão em embalagens 100% recicláveis.

“Construir um futuro para sorrir significa encontrar novas soluções de embalagem que sejam melhores para o planeta, mas até agora não havia uma maneira de fazer com que os tubos de pasta de dente fizessem parte do fluxo de reciclagem”, disse Justin Skala, vice-presidente executivo de crescimento e diretor de estratégia da Colgate-Palmolive.

“Depois de provarmos o novo tubo com os consumidores, pretendemos oferecer a tecnologia para os fabricantes de tubos de plástico para todos os tipos de produtos”, acrescentou ele. “Ao encorajar os outros a usar essa tecnologia, podemos ter um impacto ainda maior e aumentar a viabilidade de mercado a longo prazo desta solução.”

Foto: Reprodução

Tubos de plástico são uma escolha popular em uma gama variada de categorias de produtos – de cosméticos e produtos de higiene pessoal para produtos farmacêuticos e alimentos. A pasta de dentes sozinha é responsável por cerca de 20 bilhões de tubos anualmente em todo o mundo.

O presidente da APR, Steve Alexander, disse: “A Associação de Recicladores de Plástico apreciou a oportunidade de fazer parceria com a Colgate neste importante projeto. Os tubos são uma das formas mais utilizadas de embalagens plásticas que ainda não podem ser recicladas. Há muito trabalho pela frente, mas acreditamos que a Colgate tem um ótimo começo. ”

A maioria dos tubos de pasta de dente é feita de folhas de plástico laminado – geralmente uma combinação de diferentes plásticos – muitas vezes colada ao redor de uma fina camada de alumínio que protege o sabor e o flúor da pasta de dente. A mistura de materiais é comprimida em um único filme, impossibilitando a reciclagem através de métodos convencionais.

Para fazer um tubo reciclável, a Colgate escolheu o polietileno de alta densidade (PEAD), como o HDPE é rígido, não é adequado para folhas laminadas ultrafinas e para tubos flexíveis e maleáveis.

Eureka

O “momento eureka” da Colgate surgiu quando os engenheiros de embalagem reconheceram que podiam usar mais de um grau de HDPE em seus projetos. A equipe então testou uma dúzia de combinações diferentes – usando de 6 a 20 camadas – para encontrar a receita que permite às pessoas espremer confortavelmente toda a pasta de dente, proteger a integridade do produto e atender às demandas da produção em alta velocidade.

Para obter o reconhecimento da TAEG, a Colgate também realizou testes para mostrar que o tubo de pasta de dentes podia navegar pelas telas e correias transportadoras nas Instalações de Recuperação de Materiais para classificar os recicláveis. A Colgate usou tags de Identificação por Radiofrequência para rastrear os tubos e provar que eles seriam adequadamente separados com garrafas plásticas. E para demonstrar que o material do tubo reciclável pode ser reaproveitado após a reciclagem – outra parte essencial para obter o reconhecimento do APR -, a empresa retifica os tubos para produzir com sucesso novas garrafas de plástico.

Parte do desafio

Fazer um tubo reciclável é apenas parte do desafio. Embora a APR forneça diretrizes para a reciclagem na América do Norte, a Colgate precisará envolver organizações semelhantes em outras partes do mundo à medida que expande o uso de seu novo tubo. Também deve criar conscientização e apoio entre outras partes interessadas em reciclagem: as Instalações de Recuperação de Materiais que classificam os recicláveis, os Recuperadores que produzem resina a partir de plástico reciclado, os municípios que operam programas de reciclagem e outros.

“As pessoas da Colgate estão entusiasmadas com este desafio e cumprem nossa meta de embalagens 100% recicláveis”, disse Ann Tracy, vice-presidente de Sustentabilidade Global, EOHS e Estratégia da Cadeia de Suprimentos. “Estamos comprometidos em usar menos material plástico – e mais reciclado – em nossas embalagens. Estamos ajudando a fortalecer a reciclagem apoiando o Fundo de Loop Fechado e outros esforços. E estamos explorando novos ingredientes e modelos, incluindo a iniciativa Loop ™ da TerraCycle para embalagens reutilizáveis ​​e reutilizáveis ​​”.


Com informações: GNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.