Concurso de Desenho e Redação da CGU, MPPB e Focco na Rede Estadual

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, na manhã desta sexta-feira (10), o lançamento para a Rede Estadual de Educação da 11ª edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).

Em João Pessoa, o lançamento aconteceu no Centro de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, e reuniu gestores, professores de português e alunos líderes de turma das Escolas Estaduais da 1ª Gerência Regional. Todas as 14 Gerências Regionais irão participar.   

O concurso é direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que podem concorrer com desenhos, e para estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que podem participar na produção de redação. 

Nessa edição

O tema será: “Faça o que é certo ainda que ninguém veja!”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico: concurso.cgu.gov.br até o dia 23 de agosto, com a entrega dos trabalhos.

Foto: Delmer Rodrigues

A iniciativa visa despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio da reflexão e do debate sobre as temáticas nos ambientes educacionais. 

Os professores vão começar a debater e a construir a temática da redação na próxima semana. Nos dias 4 e 5 de junho, na semana da avaliação conclusiva da Rede Estadual, os estudantes irão realizar a produção das redações. No dia 15 de julho será feita pela Secretaria a escolha das escolas que irão representar a Paraíba nas etapas estadual e nacional. 

A secretária executiva pedagógica da Secretaria de Educação do Estado e da Ciência e Tecnologia, Giovana Marques, contou que o concurso vai potencializar a educação pública na Paraíba. “A Nossa rede vem muito forte nesses procedimentos pedagógicos. Nós já temos mais de 83% dos alunos da rede preparados e competindo na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), mais de 70% dos nossos alunos inscritos na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa”.

Ela acrescentou: “Todas essas ações são motivadoras e inspiradoras para que o aluno tenha possibilidade de pensar no seu País, no estado e automaticamente fomentando a prática de leitura e produção escrita nas escolas, que com certeza vai reverberar no nosso Ideb”. 

Foto: Delmer Rodrigues

Para o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção a Corrupção da CGU, Rodrigo Paiva, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia vai potencializar o alcance do concurso nas escolas estaduais.

_______

“O concurso visa trabalhar as temáticas ligadas à ética e cidadania sejam discutidas na sala de aula, a temática do concurso vai contribuir com a sociedade”, disse. 

_________

Edital

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 24 de abril de 2019. Os trabalhos dos estudantes da Paraíba serão disponibilizados para a Comissão Julgadora da Paraíba, que vai analisar os desenhos e as redações, selecionando os melhores trabalhos para representar a Paraíba na etapa Nacional.

Os estudantes de ensino fundamental que obtiverem os melhores resultados receberão tablets como prêmio. Já os alunos do Ensino Médio e do EJA serão premiados com um curso completo de português do Centro de Cultura Zarinha, parceira do evento. O curso será à distância ou presencial, em João Pessoa, a critério do premiado.


 Com informações: Secom-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *