Confraria de Malagrida realiza intervenções culturais no Centro de João Pessoa

No cotidiano da cidade, alguns recantos são apenas mais um caminho para os mais apressados. A Rua Gabriel Malagrida, ao lado do prédio da antiga Faculdade de Direito, é um desses lugares invisíveis de João Pessoa que ganha cores e movimento com intervenções culturais. Ponto de concentração de blocos carnavalesco, nesta sexta-feira (22) o local será palco da diversidade e valorização do patrimônio.

Intitulado de Confraria de Malagrida, o movimento independente iniciado em 2005 é dirigido pela Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul (ACRAA) e integrado por artistas, poetas, escritores, músicos, jornalistas e produtores culturais.

Escadaria de Malagrida. Foto: Ednamay Cirilo Leite | Divulgação

Exposições de artesanato, artistas plásticas e fotográficas, debates, dança, música, venda e lançamentos de livros estão na programação do evento. As atividades têm início a partir das 8h.

A ideia do movimento é dar vida ao espaço através de uma programação cultural permanente e itinerante. “Desde 2005 estamos coadjuvando na formulação e implementação de parcerias, apoios e políticas públicas voltadas para a preservação da memória imaterial de Gabriel Malagrida, Jesuíta da Companhia de Jesus que aqui viveu no século XVIII, bem como a valorização do logradouro e das manifestações culturais que resgatem o trabalho de cidadania inclusiva exercido nessa área histórica da cidade velha”, explicou a fundadora da ACRAA, Ednamay Cirilo Leite ao Conexão Boas Notícias.

Ednamay Cirilo Leite, presidente do bloco Anjo Azul e fundadora da ACRAA. Foto: Rizemberg Felipe | Reprodução

“Nossa finalidade é chamar atenção dos poderes públicos federal, estadual, municipal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado da Paraíba (IPHAEP) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP) para a necessidade de restauração e preservação da Rua Gabriel Malagrida, popularmente conhecida como Beco da Faculdade”, explicou a fundadora.

Durante o Carnaval, o espaço ganha visibilidade por ser o local de concentração dos Blocos Anjo Azul e As Anjinhas. Entre as propostas dos integrantes do movimento estão o desenvolvimento do projeto “Esquentai Vossos Pandeiros Jacksonianos”, exposições fotográficas e de estandartes de artistas paraibanos, exibições de filmes, entre outros eventos intinerantes em parceria com coletivos e associações.

A Rua Gabriel Malagrida é conhecida como Beco da Faculdade. Foto: Ednamay Cirilo Leite | Divulgação

As apresentações e intervenções artísticas e culturais organizadas pela Confraria de Malagrida para esta sexta-feira (22) são gratuitas e abertas ao público. A programação será realizada no prédio da antiga Faculdade de Direito e na rua Gabriel Malagrida.

Programação

8h – Exposição: Mulheres do Artesanato;

10h – Apresentação de Dança Cigana com Andreia Monteiro Tribal – Cia.5 A de Dança;

• Rodada cultural: Historiador Augusto Moraes – Curadoria Ex. Jesuíta Wagner Marreira e Paula Frassinete

• Poetisas: Vânia de Farias, Cassandra Figueiredo e Carolina Lins;

• Ciências das Religiões; Verôn Lourenço, Dulce Edith Soares, Saldo Gimenes e Dalmo Oliveira;

• Diversidade: Luciano Bezerra, Fábio Junior, Cylla Lima, Mariah Marques, Norma Góes e Goreti Iádolê.

14h – Cinema para Elpídio Dantas – Exibição do Curta de Hélio Costa, na Faculdade de Direito (CCJ)

15h30 – Lançamento da Revista Mulheres Anarquistas, da jornalista e blogueira Mabel Dias;

16h30 – Desfile de Moda na Escadaria com Dorot Del Rua Gabirua

17h – Pôr do Sol Musical no Beco da Escadaria com Dario Junior, Carlyto Campos, Erondi Oliveira, Gracinha Telles, Di Telles, Kennedy Costa, Tony Leon e convidados.

• Exposição: Nossos Povos Indígenas Ciganos e Negros com Elionaldo Varela, Guy Joseph, Antônio David Diniz, Mônica Câmara, Ni Fernandes, David Trindade Filho, Fernando Soares, Dido Borges, entre outros.

• Estandartes do artista plástico Tito Lobo para o grupo Diversidades X As Anjinhas 2017;

• Rodada literária: Participação de Wellington Pereira, Sander Lee, Sander Brown, Fabio Mozart, Madalena Zacara, Hidelberto Barbosa e Linaldo Guedes;

• Recitais, performances e fotografias: Participação de Vânia de Farias, Márcia Souto, Li Vasc Nascerdor, Carolina Lins, Cassandra Figueiredo, Kleide Teixeira, entre outras;

• Feira Cultural: Exposição e venda de artesanato, livros, CDs e DVDs, entre outros.

Contato

Facebook: https://www.facebook.com/groups/confrariademalagrida/

Telefone: (83) 9 8645-2134 / (83) 9 9927-6031


Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *