Empresa doa escovas de dentes feitas de bambu para qualquer interessado

A empresa norte-americana Giving Brush produz e doa escovas de dentes feitas de bambu para substituir o uso de escovas de plástico. Ela cobra dos interessados somente o valor do frete.

A meta da empresa é que futuramente pelo menos um quarto da população substitua as escovas plásticas por outras de materiais biodegradáveis, como bambu.

Se você seguir as recomendações dos dentistas e dos fabricantes, trocará de escovas de dentes a cada 3 meses. Isso significa 4 escovas por ano. Agora pense que 99% das mais de 7 bilhões de pessoas do mundo usa escovas de dentes feitas de plástico. Todo esse lixo tem que ir para algum lugar, certo?

O plástico demora muito para se decompor e boa parte dele não é reciclado e acaba em lixões ou nos oceanos. E foi justamente ao encontrar muitas escovas no mar da Califórnia que um norte-americano decidiu criar a Giving Brush, que vende alternativas sustentáveis ao plástico.

“Dando Escovas”

Foto: Reprodução

A empresa entrega escovas de dentes e canudos feitos de bambu, e está com uma estratégia diferente para divulgar a alternativa: está enviando os itens de graça, cobrando apenas o frete. Cada pedido pode incluir até 20 unidades gratuitas e acompanhar outros produtos da Giving Brush (cujo nome significa literalmente “Dando Escovas”). 

A utilização do bambu é justificada pela rapidez com que ele se desenvolve (podendo crescer mais de um metro por dia sob condições ideais), por dispensar o uso de pesticidas e por ser um material antimicrobiano, o que evita a proliferação de fungos e bactérias durante o período de uso.

O bambu utilizado na fabricação das escovas e da variedade mossô, não é da que os pandas costumam se alimentar. Como o bambu é biodegradável, basta separar as cerdas, feitas de nylon reciclável, e enterrar o que sobrar que em cerca de dois meses a escova terá se decomposto.

Como tudo começou?

Foto: Divulgação

Giving Brush começou nos EUA quando o co-fundador estava surfando na Califórnia e foi interrompido por um aterro flutuante de lixo plástico. Dentro daquela bola de plástico, ele ficou surpreso ao ver que havia uma quantidade enorme de escovas de dentes no remendo de plástico. Ele esperava ver latas de alumínio, sacolas plásticas, utensílios de plástico, não escovas de dentes.

Junto com as escovas, a empresa doa canudos também feitos de bambu. Seguindo o mesmo modelo de comercialização das escovas de bambu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.