EUA: Modelo com síndrome de Down é premiada em concurso de miss

Mikayla Holmgren, uma jovem de 22 anos. Natural da cidade de Marine on St. Croix. A primeira candidata com síndrome de Down a disputar um concurso de miss nos EUA.

A estudante da Universidade de Bethel foi aplaudida pelo público presente no Ames Center, em Minneapolis (Minnesota), em 28 de novembro (noite de domingo) e apesar de não ter sido eleita Miss Minnesota, recebeu o prêmio “Espírito de Miss EUA”.

“Eu estava chocada, estava em lágrimas”, contou Mikayla, após o concurso. “Eu saí de um concurso para pessoas com necessidades especiais para o maior concurso do mundo. É uma loucura”. (Site BuzzFeed)

Maior conquista

Foto: Reprodução

Mikayla dança desde os 6 anos, e gosta de se apresentar em público, mas participar de um concurso estadual de miss foi a sua maior conquista. Ela estuda Aprendizado Inclusivo em Bethel, e planeja se graduar ano que vem. Vive nos alojamentos e estagia no centro de cuidados infantis da universidade.

Em 2015, Mikayla venceu o concurso Minnesota Miss Amazing, para mulheres com deficiência, e decidiu encarar um desafio maior. Após muita insistência, sua mãe, SandiHolmgren, enviou a carta de inscrição para o Miss Minnesota.

“Eu escrevi que ela tinha síndrome de Down e pensava que ela não seria escolhida, mas eles queriam que ela participasse” diz Sandi. “Eu não tomei consciência que ela fazia parte do concurso Miss EUA e Miss Universo, levei semanas para perceber a enormidade disso para ela”.

Foto: Reprodução

Com um vestido azul, Mikayla recebeu o prêmio e foi  ovacionada pela plateia. Em meio ao público, várias mães com filhas com síndrome de Down marcaram presença para prestigiar e torcer por Mikayla.

A diretora do concurso, Denise Wallace Heitkaml, declarou ao apresentar o Prêmio Espírito de Miss EUA: “Você faz as pessoas sorrirem a cada vez que fala, anima, sorri e dança”.  E acrescentou: “Você exala o espírito de Miss EUA por ser sempre verdadeira consigo e colocando os outros em primeiro lugar. Você tem altruísmo, humildade e a capacidade de superar obstáculos com um sorriso no rosto e emoção no coração.”

“Quero poder mostrar aos outros o que é a inclusão e que alguém com necessidades especiais pode seguir seus sonhos.” (Mikayla Holmgren)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Com informações: O Globo / IstoÉ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *