Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa começa neste domingo

Muito mais que idiomas, a música tem sonoridades que ultrapassam as barreiras da língua. A partir deste domingo (26) até o dia 2 de dezembro, o 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa leva para as igrejas da capital paraibana 23 concertos gratuitos.

Participam dessa edição 30 atrações, entre elas 11 são internacionais. Além das apresentações, o festival realiza 14 masterclasses de violino, violoncelo, viola, piano e flauta doce, no Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora e Igreja de São Francisco, com 15 vagas por turma, sempre às 10h.

Foto: Rafael Passos | Secom-JP

A Igreja São Francisco é o palco de abertura do Festival Internacional de Música Clássica no domingo (26), a partir das 19h, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. A regência do concerto é do Maestro Laércio Sinhorelli Diniz com os convidados Wagner Tiso e Léo Gandelman.

A programação segue nos demais dias na Igreja São Francisco, Igreja São Bento, Igreja do Carmo, Igreja Batista e Igreja da Misericórdia, com apresentações em diferentes horários.

O encerramento do festival será realizado no Parque Solón de Lucena com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, regida pelo Maestro Júlio Medaglia, tendo como solista Antônio Nóbrega.

Foto: Gilberto Firmino | Secom-JP

“Este Festival reinseriu João Pessoa no cenário internacional como um dos polos de difusão da música clássica mais importantes no mundo inteiro, trazendo à Capital grandes expressões da música instrumental no Brasil e no exterior. Trata-se de um evento extremamente importante para movimentação da cultura e do turismo, inclusive com reflexo na economia local”, destacou o diretor executivo da Fundação Cultural (Funjope), Maurício Burity.

Os interessados em participar das masterclasses podem se inscrever no site do evento. As aulas serão ministradas por músicos como os violinistas Masha Iakovleva (Rússia), Asi Matathias (Israel), Tosca Opdam (Holanda), Ana Maria R. de Oliveira e Alberto Johnson (Brasil); os violoncelistas Tomasz Daroch (Polônia), Ketevan Roinishvili (Geórgia), Marcus R. de Oliveira (Brasil); a flautista Lucie Horsch (Holanda); os violonistas: Vilém Kijonka (República Checa), Ásdís Valdimarsdóttir (Islândia) Dhian Toffolo Ayres (Brasil) e o pianista Victor Stanislavsky (Ucrânia).

A flautista holandesa Lucie Horsch. Foto: Reprodução

A homenageada desta edição do festival é a flautista holandesa Lucie Horsch. A jovem tem se destacado em apresentações e concursos no seu país. A musicista já ganhou o “Prinses Christina Concurs” e participa do “Audities Avond van de Jonge Musicus”.

O 5º Festival Internacional de Música Clássica é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A programação completa do evento está disponível no site.


Com informações: Secom-JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *