Funesc lança edital de seleção para Festival de Artes Jackson do Pandeiro

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), lança, nesta terça-feira (7), edital para seleção de propostas que irão compor a programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro. A solenidade de lançamento acontece às 10h, no Auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego.  

O Festival de Artes Jackson do Pandeiro acontecerá no período de 25 a 28 de julho, como parte das comemorações do centenário de nascimento do compositor paraibano conhecido mundialmente como o Rei do Ritmo. Serão quatro dias de atividades nas áreas de música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, cinema, feirinhas criativas. O evento deve contar com dois shows de nível nacional.

A programação do evento abrangerá oficinas, shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, palestras, exposições, lançamentos literários, mostras, encontros, entre outras atividades de formação artístico-culturais.

Jackson do Pandeiro

José Gomes Filho, conhecido pelo nome artístico de “Jackson do Pandeiro”, nasceu em Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919.

Ele passou boa parte da sua vida em Campina Grande. Começou a admirar a música por meio da sua mãe, a cantadora de coco Flora Maia, que colocou o filho para tocar zabumba aos sete anos. Seu primeiro sucesso, “Sebastiana”, na década de 1950, o lançou para o Brasil e para o mundo.

Jackson chegou a fazer duetos e parcerias com nomes como Luiz Gonzaga, Edgar Ferreira e Rosil Cavalcanti e ganhou o título de “Rei do Ritmo”. Ele morreu vítima de embolia pulmonar e cerebral em 10 de julho de 1982, aos 62 anos, em Brasília (DF).


Com informações: Secom-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *