Galeria Museu Arte Café: espaço aberto para cultura no Centro Histórico de João Pessoa

Os casarões antigos do Centro Histórico de João Pessoa ressurgem do passado. Do patrimônio tombado é a cultura que se apropria. Mais que cenário, o Largo de São Frei Pedro Gonçalves, próximo à Praça Antenor Navarro é ambiente de efervescência. É lá que a partir desta sexta-feira (15), às 19h, nasce um novo espaço: a Galeria Museu Arte Café.

A iniciativa promove o encontro de artistas e tem como proposta se tornar uma vitrine para a cultura da Paraíba e do mundo. A Galeria foi criada pelo publicitário e documentarista Hélio Costa e integra o espaço onde já funciona o Ateliê-Museu do artista plástico Jurandir Maciel. 

Exposição do artista plástico e apresentação da cantora Meire Lima inauguram o espaço. Foto: Divulgação

“Esse é um espaço aberto para cultura. As exposições vão ser mensais. Todo mês teremos lançamento de livro, CD e exposições de artes plásticas”, contou Hélio Costa, curador e organizador da galeria, ao Conexão Boas Notícias. 

A Galeria Museu Arte Café abre suas portas com o colorido vivo das obras do artista plástico Tito Lobo, a alma nordestina e brasileira da cantora Meire Lima com as canções do disco “De Avessos” e os versos declamados do poeta Gilmar Leite no lançamento do livro “Corpo e Poesia: para uma educação do sensível”, apresentado pelo crítico literário Hildeberto Barbosa Filho.

Poeta Gilmar Leite lança novo livro na abertura da Galeria Museu Arte Café. Foto: Divulgação

“Escolhi o Tito Lobo por ser um dos grandes artistas naïf do Brasil e ter trabalhos belíssimos de um colorido esplendoroso e chamativo. Gilmar Leite é um dos maiores poetas, professor e declamador. Meire Lima é uma cantora já consagrada no meio artístico paraibano. A ideia do espaço é juntar as artes, ou seja, literatura, música e artes plásticas”, explicou Hélio Costa.

Em seu canal no Youtube, o publicitário desenvolve já há alguns anos minidocumentários com artistas plásticos, atores, músicos, fotógrafos, poetas e demais personalidades que atuam na Paraíba, entre outros projetos voltados para valorização e preservação da cultura e da memória.

Tito Lobo, Hélio Costa e Jurandir Maciel em reunião. Foto: Reprodução

“Me tornei muito respeitado pelos artistas, transformando-me assim em curador deles, dentro do espaço do Museu J. Maciel. Uma parceria em prol das artes”, destacou.

O novo espaço das artes já começa a fazer conexões fora das terras paraibanas. “Em dezembro estarei com uma parceria com a Argentina. Serão exposições de artistas argentinos aqui e paraibanos lá”, concluiu Hélio Costa.

Serviço

Inauguração da Galeria Museu Arte Café

Local: Museu J. Maciel, Praça São Pedro Gonçalves, n º 48, Varadouro – João Pessoa (PB)

Dia e horário: 15 de setembro (sexta-feira), às 19h

Entrada: Aberto ao público

Contato: (83) 3221-5982


Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias 

Um comentário em “Galeria Museu Arte Café: espaço aberto para cultura no Centro Histórico de João Pessoa

  • 13 de setembro de 2017 em 14:13
    Permalink

    Se os poderes nao fazem, façamos nos! Parabens pela iniciativa.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *