Gestão de carreira pessoal e corporativa – Administração do tempo

Por Henrique Rossoni

Você é senhor ou escravo do tempo? Quem administra o tempo, torna-se senhor dele; quem não o administra é por ele dominado.

Administrar o tempo não é programar a vida nos mínimos detalhes, mas sim adquirir controle sobre ela. Tempo é vida, quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida; tempo é dinheiro, o tempo tem valor monetário para quem trabalha; tempo é produtividade, quem administra o tempo é mais produtivo; tempo é menos estresse, administrando o tempo terás menos estresse. Tempo é qualidade de vida.

Hoje em dia é bastante comum ouvirmos as alegações: não deu tempo; não tive tempo; não vai dar tempo… Tempo todos nós temos – 24 horas todos os dias – a diferença é o que se faz nesse período. O tempo é o principal recurso que nós temos e também o mais escasso; se você não administrá-lo irá comprometer todas as demais atividades de sua vida. Outra questão fundamental para essa deficiência na administração do tempo é o terrível hábito de adiar; amanhã eu faço; amanhã eu resolvo; amanhã; amanhã… A procrastinação é a inimiga número 01 do sucesso.

Foto: Reprodução

O relógio e o calendário se tornaram inimigos para a maioria das pessoas. Porém, há pessoas que sempre conseguem tempo para fazer tudo. Qual é o segredo dessas pessoas? Vamos desvendar esse segredo com a sua preparação para quebrar paradigmas. O tempo marcado pelo relógio é secundário. O principal marcador do tempo não é o relógio. O principal marcador do tempo é o equilíbrio das energias: física; mental; emocional e espiritual. Surpreso? Não desista continue lendo. Quando concentramos essas 04 energias no que estamos fazendo somos mais produtivos e o “tempo rende.” A quantidade de energia responde diretamente pela forma como nós enfrentamos as tarefas diárias, independentemente do tempo marcado pelo relógio.

No dia em que você está com alta quantidade energia física, por exemplo, realiza uma tarefa em 30 minutos. Noutro dia, você está com baixa quantidade de energia física, irá necessitar de muito mais tempo para realizar a mesma tarefa. E, certamente dirá: não tive tempo. Tempo você teve, o que você não teve foi energia suficiente. O modo como enfrentamos o dia a dia é determinado pela interação das energias física; mental; emocional e espiritual. Portanto, antes de se preocupar com o relógio, procure manter equilibradas as suas energias, esse deve ser o novo paradigma.

Agora vamos para as dicas complementares para a gestão otimizada do seu tempo.

Tenha, sempre, planejamento diário, semanal e mensal de todas as atividades e compromissos da sua vida (trabalho; família; desenvolvimento; lazer; etc);

Saiba dimensionar os compromissos, para isso tem que aprender a dizer não, as vezes;

Utilize, obrigatoriamente, a agenda (no formato que achar mais conveniente);

Eleja as prioridades para o seu dia.

Administre o seu tempo ou senão você corre o risco de se tornar um especialista em desculpas. Pense nisso. Abraços e sucesso!


Henrique Rossoni

Nascido em Passo Fundo (RS), radicado em João Pessoa (PB) desde 2005. Há mais de 15 anos realiza consultorias, cursos, palestras, e atuando como life coach e headhunter, nas áreas de Gestão de Carreira Pessoal e Desenvolvimento Corporativo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (RS). Pós-Graduado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF). Exerceu funções relevantes no Ministério da Saúde e Ministério da Justiça em Brasília, e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no Rio de Janeiro (RJ).

Site: http://www.henriquerossoni.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/antoniohenrique.rossoni

E-mail:  hr@henriquerossoni.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.