Gestão de Carreira Pessoal e Corporativa – Headhunter Now

Por Henrique Rossoni

Você sabe o que faz um headhunter? Vivemos numa sociedade capitalista, onde a competitividade entre as empresas e também entre os profissionais é cada vez mais acirrada, obrigando a esses agentes a procurarem mais e mais qualidade e qualificação, para manterem posição de destaque no mercado, e desta forma disputarem a preferência de clientes e consumidores, que propiciam mais crescimento e desenvolvimento.

É neste cenário que as empresas procuram constantemente, e têm dificuldade em encontrar, profissionais cada vez mais capacitados e qualificados para ocuparem posições relevantes em seu quadro de colaboradores. As corporações hegemônicas sabem que o grande diferencial está no profissional especializado, que é capaz de utilizar a sua criatividade e propor inovações de produtos e serviços.

Também, os profissionais de todas as áreas, estão buscando melhorar a sua qualificação para tornarem-se mais atrativos e ocuparem os cargos e funções disponíveis nas empresas e entidades em geral. Portanto visualizamos dois polos, empresas e profissionais, que precisam se atraírem mutuamente, para que o processo – capital e trabalho – possa se desenvolver e manter a sociedade funcionando satisfatoriamente.

Resultado de imagem para Você sabe o que faz um headhunter?

É nesse cenário que entra o profissional denominado headhunter, que na tradução literal seria um “caçador de cabeças” que na realidade é um profissional que seleciona os melhores talentos do mercado, aliando as necessidades das empresas com a qualificação de cada profissional. Ele é um mediador entre a empresa e o profissional, fazendo o papel de ponte de ligação entre os dois polos.

As empresas ao necessitarem substituir um colaborador ou contratar mais colaboradores para o seu quadro funcional, nem sempre querem tornar pública essa decisão, até mesmo para não criar clima de insegurança nos demais colaboradores que já estão trabalhando, e que podem sentirem-se ameaçados ou pouco prestigiados nesse processo. Neste momento entra em cena o headhunter que é contratado para buscar esses profissionais no mercado, de forma discreta e sem alarde algum.

Por outro lado, o headhunter também é procurado por profissionais (que estejam empregados ou não) que têm interesse em nova colocação no mercado, visando uma melhoria em sua carreira profissional. Os diferenciais de um headhunter para um recrutador comum, é a sua credibilidade para obter a confiança da empresa e do candidato e a sua prática de networking, que propicia encontrar os melhores talentos de forma rápida e assertiva.

Não existe um treinamento ou faculdade que forme um headhunter, suas habilidades advêm de sua vivência profissional e de sua vasta rede de contatos em todas as áreas. Agora você pode e deve solicitar, quando necessário, a intervenção desse profissional tão importante para agilizar as relações no mercado de trabalho.

Pense nisso!


Henrique Rossoni

Nascido em Passo Fundo (RS), radicado em João Pessoa (PB) desde 2005. Há mais de 15 anos realiza consultorias, cursos, palestras, e atuando como life coach e headhunter, nas áreas de Gestão de Carreira Pessoal e Desenvolvimento Corporativo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (RS). Pós-Graduado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF). Exerceu funções relevantes no Ministério da Saúde e Ministério da Justiça em Brasília, e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no Rio de Janeiro (RJ).

Site: http://www.henriquerossoni.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/antoniohenrique.rossoni

E-mail:  hr@henriquerossoni.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.