Grupos folclóricos se apresentam no Festival de Bumba Meu Boi de Maceió

Um espetáculo de ritmos e cores celebram à cultura popular. De 22 a 23 de setembro, 20 grupos folclóricos se apresentam na 25ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, em Alagoas.

Durante duas noites os integrantes de grupos de Bumba Meu Boi levam para o estacionamento do Jaraguá, região do bairro da capital alagoana, enredos estilos, personagens, instrumentos, sonoridades, adereços e temas variados.

Os grupos constroem e ensaiam o espetáculo com seus bois com meses de antecedência. Foto: Shade Andrea | Reprodução

Os elementos que encantam o público de cerca de 7 mil pessoas por dia também são observados por uma comissão julgadora. A evolução do vaqueiro e do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada são os critérios avaliados.

Visibilizar a tradição cultural e fortalecer os folguedos nas comunidades de Maceió são os objetivos do festival. O imaginário do Bumba Meu Boi é presença forte em bairros como Ponta da Terra, Vergel do Lago, além de Jacintinho, Poço, Jatiúca, Cruz das Almas e Vale do Reginaldo.

22º Concurso de Bumba Meu Boi Foto: Pei Fon Secom | Maceió

Na noite da sexta-feira (22), a partir das 19h se apresentam os grupos folclóricos do bloco B, Cobra Criada, Pacato Rei, Diamante, Pacato, Fênix, Axé, Força Bruta, Anaconda, Amizade, Dragãozinho e Africano.

Já no sábado (23), no mesmo horário, ocupam os cerca de 1.300 metros do espaço os grupos Águia de Ouro, Tigre, Trovão, Cão de Raça, Lacrau, Águia Dourada, Cobra Negra, Águia, Bumbá Alagoano, Dragão e Vingador, todos do bloco A.

Ponta da Terra e Vergel do Lago são os bairros onde a tradição aparece com maior expressividade. Foto: Anderson Moreira | Reprodução

O festival ocorre desde 1993 e é realizado pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

Com informações: ASCOM FMAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *