IFPB é credenciado como polo de inovação da Embrapii

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi credenciado como Polo de Inovação pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Cerca de 20 instituições participaram de uma chamada pública ao longo deste ano. Além do instituto paraibano, foram contemplados com polos os institutos federais de Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, recebeu o resultado da chamada pública nesta quarta-feira (05), em Brasília, durante solenidade com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho; Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab; e o presidente do Conselho de Administração da Embrapii, Pedro Wongtschowski.

Foto: Reprodução

De acordo com o plano de ação da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-gradução, o IFPB vai proporcionar, a partir de agora, a ampliação de novos projetos de pesquisa de desenvolvimento e inovação em sistemas de manufatura, por meio de parcerias com empresas paraibanas e da região Nordeste.

Pelas regras da parceria, a Embrapii entra com um terço dos recursos financeiros necessários à pesquisa. As empresas privadas envolvidas no projeto respondem por mais um terço. O restante dos recursos será financiado pelo Instituto Federal da Paraíba na forma de salários para os pesquisadores, uso de laboratórios com tecnologia de ponta, dentre outras competências. O suporte financeiro da Embrapii para cada projeto será de até R$ 3 milhões, o que pode totalizar junto com as empresas um valor de R$ 9 milhões.

Foto: Reprodução

Segundo o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, esse resultado reflete o engajamento do IFPB diante das políticas de inovação tecnológica. “Considero essa conquista como uma das mais relevantes de toda a história do IFPB. Desde que assumimos a gestão, começamos a desenvolver uma série de ações que colocam a inovação num patamar de destaque assim como a pesquisa e a pós-graduação. Com um polo de inovação da Embrapii colocaremos a inteligência do Instituto a serviço do desenvolvimento do país, além de aproximarmos cada vez mais nossa instituição do mundo do trabalho”, enfatiza Nicácio.

Foto: Reprodução

O polo de inovação será na área de Sistemas de Manufaturas, no Campus João Pessoa. O coordenador de Transferência de Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Mateus Lima, esteve a frente do processo de submissão do projeto. “Fomos avaliados tanto com relação ao histórico de projetos, como com relação ao potencial atual de captação de novos projetos e excelência na gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A conquista deste pleito é, portanto, um reconhecimento de tudo o que vem sendo feito pela instituição até hoje”, salientou Mateus.

“Para os Polos de Inovação especificamente, a Embrapii atua na construção de um ciclo virtuoso de capacitação dos estudantes nas tecnologias adotadas na indústria para posterior inserção dos mesmos tanto na execução de projetos de desenvolvimento, como no mercado de trabalho diretamente”, argumenta Mateus Lima.

Com informações: Ascom-IFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *