João Pessoa: Grupo mineiro apresenta espetáculo “Lei” inspirado no cientista Isaac Newton

Impacto, leveza e um malabarismo com o corpo, regido pelas leis do cientista Isaac Newton. Os princípios da Inércia, Força e Dinâmica, Ação e Reação e Gravidade estão no espetáculo de dança “Lei”, do Grupo de Pesquisa do Projeto Girarte, de Minas Gerais. A apresentação envolve a exatidão das ciências e a subjetividade das artes.

Nesta sexta-feira (28) e no sábado (29), o palco do Theatro Santa Roza, em João Pessoa será um grande laboratório. A primeira apresentação começa às 14h, especialmente para alunos das escolas públicas, estaduais e municipais, de João Pessoa e da cidade do Conde. No dia seguinte, o público em geral poderá assistir ao espetáculo no mesmo local, às 19h. A entrada é gratuita.

O espetáculo

Bloco Ação e Reação. Foto: Divulgação/Projeto Girarte

A disciplina que assusta os estudantes em sala de aula passou por um filtro de sensibilidade baseado na experiência do Grupo de Pesquisa do Projeto Girarte. Essa dificuldade foi sentida a partir da percepção dos integrantes do coletivo ao realizar trabalhos sociais itinerantes em escolas e cidades.

Em cena, as coreografias, além de inspiradas nos princípios físicos elaborados por Newton, também fazem um percurso pelas leis usadas pela humanidade na solução de conflitos na convivência em sociedade. “Refletimos na influência direta das leis em nossas vidas e movimentos dos corpos no cotidiano”, contou Marcus Diego, coordenador do projeto, diretor do espetáculo e um dos bailarinos do grupo.

Bloco Ação e Reação. Foto: Divulgação/Projeto Girarte

Para Marcus Diego, enquanto o Princípio Gravitacional é taxativo, as leis sociais podem ter interpretações diversas. Através da música, do vídeo, teatro e dança contemporânea, o público é levado por um universo de informação e poesia, onde até citações do Código Penal aparecem para formar um pensamento crítico sobre conceito de Lei.

“Dentro disso, o espetáculo é indicado para as crianças, que vão se divertir e contemplar o visual e a dança, e para quem procura um espetáculo mais cabeça, no sentido erudito”, afirmou Marcus Diego.

Bloco Força e Dinâmica. Foto: Divulgação/Projeto Girarte

Além do elenco de artistas do projeto, “Lei” conta com coreografias criadas por renomados nomes da Dança Contemporânea como os mineiros Mário Nascimento e Alba Vieira, com trilha sonora de Makely Ka e O Grivo, ambos de Minas Gerais e figurinos da paulista Carolina Sudati.

O grupo está em João Pessoa desde a segunda-feira (25), quando realizaram um aulão aberto com o Método Bertazzo aplicado ao Contato e Improvisação. A oficina teve como objetivo levar para os participantes conhecimento e responsabilidade sobre o corpo e ainda apresentar as diferentes formas de movimento que ele pode alcançar.

Aulão em João Pessoa (PB). Foto: Divulgação/Projeto Girarte

O projeto é patrocinado pela Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e Instituto Fábrica do Futuro.

Projeto Girarte

Apresentação em escola. Foto: Divulgação/Projeto Girarte

Com sede na cidade de Cataguases, o Grupo de Pesquisa do Projeto Girarte reúne arte e educação em uma única proposta. Com perfil itinerante e inspirado na Comedia Dell’arte, o coletivo desenvolve trabalhos onde a democratização cultural, a promoção social e o diálogo entre cidades, comunidades e escolas são bandeiras permanentes.

Criado em 2014, ao longo da existência do grupo, os artistas já realizaram ações em mais de 40 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Os integrantes estimam que cerca de 25 mil pessoas participaram das oficinas artísticas, apresentações cênicas e palestras culturais promovidas pelo coletivo.



Serviço

Espetáculo “Lei”

Local: Theatro Santa Roza, Praça Pedro Américo, S/N – Centro, João Pessoa

Dias e horários: Sexta-feira (28), às 14h (sessão especial para estudantes); sábado (29), às 19h (aberta ao público)

Ingressos: Gratuitos – Retirados nas Lojas Furtacor, Santa Luzia Redes e decorações, Le Nature e no Theatro Santa Roza

Contatos

Site: http://www.projetogirarte.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pina.cataguases

E-mail: contatoprojeto@projetogirarte.com.br

Telefone: (32) 3429-6424 / (32) 9 8882-3531

Com informações: Fundação Simão / G1 / Paraíba.com.br / Mídia Mineira / Projeto Girarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.