Louvre Abu Dhabi será inaugurado em novembro com obras históricas de diversas culturas

A França e Abu Dhabi têm algo grandioso em comum: o Louvre. O famoso museu parisiense terá sua primeira filial no exterior. O novo espaço das artes na capital dos Emirados Árabes Unidos será entregue ao público no dia 11 de novembro, após dez anos em construção e de inaugurações adiadas.

Em sua arquitetura o Louvre Abu Dhabi já é uma obra artística. As formas geométricas arabescas da cobertura abobadada transportam o visitante para o ambiente sob uma “chuva de luz”.

Foto: Louvre Abu Dhabi | Mohamed Somj

O prédio foi projetado pelo francês Jean Nouvel. “Eu queria brincar com a memória do lugar, da civilização árabe e brincar com o clima”, explicou o arquiteto.

As peças que compõem o museu vão do antigo ao moderno. O novo espaço irá contar com 600 obras já adquiridas pelo governo do país e ainda com 300 cedidas temporariamente pelo Louvre de Paris, assim como de outros 12 museus franceses.

“A young emir studying”, de Osman Hamdi Bey (1878), uma das peças do museu. Foto: Louvre Abu Dhabi | APF

“La Belle Ferronnière”, de Leonardo Da Vinci, um autorretrato de Van Gogh, um globo de Vincenzo Coronelli e a tela “Breton Boys Wrestling”, de Paul Gauguin estão entre a peças que serão expostas no Louvre Abu Dhabi.

Ainda figuraram entre as obras emprestadas ao museu um monumento criado pelo artista chinês Ai Weiwei, as telas “La Gare Saint Lazare” de Claude Monet e “Still Life with Magnolia” de Henri Matisse.

“Oriental Bliss” (1938), de Paul Klee, obra que estará em exposição no museu infantil. Foto: Louvre Abu Dhabi | APF

A construção do museu foi iniciada em 2007, com a proposta de ser um espaço “universal”, aberto para todas as culturas. Os seus mais de 8.000 m2 terão obras de diversos momentos da História, com peças produzidas no Oriente Médio há cerca de cinco mil anos.

O ambiente tem 23 galerias, restaurante, museu infantil, auditório e sala de exibições. O museu está localizado na Ilha Saadiyat. “A ilha oferece uma paisagem rigorosa, temperada pelo encontro com o canal, uma imagem impressionante da aridez da terra versus a fluidez das águas”, contou o arquiteto Jean Nouvel.

Passeio pelo Louvre Abu Dhabi



Com informações: Folha de São Paulo / O Globo / New York Times / Casa Claudia / Lonely Planet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *