Operário paraibano aposentado de 93 anos conclui curso de Direito

Djalma Araújo, um operário aposentado de 93 anos concluiu de forma honorária, o curso de Direito no campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, no Brejo paraibano.

O universitário apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no dia 10 de abril, e será homenageado na colação de grau da turma, no dia 31 de maio. Na oportunidade a UEPB vai conceder a Djalma o título de aluno honorário da instituição.

Breve História:

Djalma nasceu na cidade de Campina Grande na Paraíba, no dia 14 de fevereiro de 1924, após alfabetizado, ele partiu para o Rio de Janeiro, e lá trabalhou durante 38 anos como operário em uma fábrica de elevadores.

Por volta do ano de 1993, Djalma voltou a Paraíba, passando a residir na cidade de Guarabira, no Brejo Paraibano, onde mora os familiares da esposa dele.

Casado há 32 anos Djalma tem seis filhos. Ele concluiu o ensino fundamental quando aposentado, e depois o ensino médio. Aos 88 anos de idade, Djalma decidiu entrar para o curso de direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Começou a frequentar as aulas como aluno especial. Só no ano de 2012 é que iniciou o curso.

Djalma declarou “Eu decidi sozinho tentar. Não foi ninguém da família que estimulou. Então fui me informar na coordenação do curso. O professor Agassiz Almeida me recebeu e ficou muito feliz. Apesar da idade, todos me tratavam normalmente e têm um grande carinho por mim. Lá na universidade todo mundo sempre ajuda um ao outro”.

Djalma Araújo, 93 anos. Conclui de forma honorária, o curso de Direito, na UEPB. Foto: Juliana Linhares

O tema do TCC de Djalma “Políticas Públicas e o Direito do Idoso”, foi voltado para mostrar a experiência adquirida no decorrer do tempo do convívio com seus colegas no curso, na investigação ele procurou evidenciar como se configurou a relação de um idoso com pessoas de outras gerações. A mesa para apresentação do TCC foi formada pelos professores Agassiz Almeida, Mário Vinícius e Juliana Linhares, sua orientadora.

“Estudar é uma função muito delicada.

Tem que respeitar os colegas e os professores”, evidencia o estudante.

A orientadora Juliana Linhares salientou: “Foi um excelente aluno, dedicado, atencioso e responsável, tendo sido, dentre os meus orientandos, o primeiro a entregar o TCC”.

De aluno especial a graduado em Direito, Djalma é um exemplo de superação. “Quando a emoção não cabe dentro do peito e não se encontra a palavra certa para agradecer. Assim me senti ao presenciar Djalma Araújo defender seu TCC. Momento esse que guardarei para sempre e contarei, com muito orgulho, para meus filhos e netos”, diz a professora Juliana.

Djalma inspira-nos, independente das circunstâncias ele quer seguir adquirindo conhecimentos, e pretende ingressar no curso de medicina, no entanto não decidiu se irá submeter-se a algum processo seletivo ainda este ano, pois sua preocupação é com a sua saúde. “Estou um pouco doente esses dias, com suspeita de zika, e nessa idade a gente fica muito debilitado. Mas eu quero sim poder ingressar no curso de medicina”, completou Djalma.

Fonte: Razões para acreditar / G1 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.