Orquestra Metalúrgica Filipéia se apresenta no Centro Cultural São Francisco

O som dos trompetes, trombones, saxofones, bateria, percussão, guitarra, baixo e teclado da Orquestra Metalúrgica Filipéia voltam a ecoar no cenário musical paraibano nesta quarta-feira (22), às 19h, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. O grupo formado em 1984 pelo Maestro Chiquito é a atração da última etapa do ano do Projeto Sesc Partituras.

Formada originalmente por alunos do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os antigos integrantes, inclusive alguns que se tornaram professores, se reúnem para uma apresentação com um repertório baseado nas composições do Maestro Chiquito e Marcelo Vilôr.

Foto: Acervo pessoal do Maestro Chiquito

Nascida para divulgar e resgatar a cultura regional por meio da música instrumental, a Metalúrgica Filipéia tem gravados um disco em vinil intitulado “Metalurgiarte”, de 1992 e um CD, com o mesmo título, de 1999. O grupo já se apresentou em bailes e festivais no Brasil e no exterior. Os ritmos tocados pela orquestra passeiam entre o maracatu, cabloclinho, baião, ciranda, frevo e outros estilos da tradição nordestina.

Pela orquestra com formação de big-band já passaram músicos consagrados no cenário musical paraibano e brasileiro como Radegundis Feitosa, Chico Lopes, José de Arimateia, Rivaldo Dias, Glaucio Xavier, Antônio de Pádua, Hercílio Antunes, entre outros, além de intérpretes como Marlene Freire, Meves Gama, Alberto Nóbrega e demais cantores, assim como uma nova geração de artistas.

Foto: Acervo pessoal do Maestro Chiquito

O Maestro Chiquito adiantou os próximos passos da Orquestra Metalúrgica Filipéia. “Depois desse concerto, a gente vai fazer o projeto de frevo que é para o Carnaval e depois vamos aprontar os shows normais”, disse.

A apresentação desta quarta-feira (22) da Orquestra Metalúrgica Filipéia em João Pessoa tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral.

O Sesc Partituras, projeto que busca preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro, destaca nesta edição a música paraibana autoral. Na biblioteca virtual de música do programa estão disponíveis um acervo de partituras digitais e obras transcritas, com acesso pelo site http://www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/projeto/.


Com informações: TEDE UFPB / Sesc-PB / Maestro Chiquito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.