Paraíba: Lajedo do Pai Mateus, um capricho da natureza

Um lugar muito especial, privilegiado, um capricho da natureza, de tão diferente, mas parece que saiu da imaginação de um autor de livro de ficção científica. 

Existem poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes (Devil’s Marbles no Outback Australiano, Erongo Mountains na Namíbia e a região do Hoggar na Argélia).

Localizado na cidade de Cabaceiras (PB), a cerca de 180 Km de João Pessoa. O lajedo fica na região do Cariri Paraibano, ou Cariri Velho, dentro de uma propriedade particular a 25 km da terra que ficou conhecida como “Roliúde Nordestina”, por ter servido de cenário para mais de 40 filmes brasileiros.

Lajedo do Pai Mateus. Cabaceiras(PB). Foto: Reprodução

Segundo os nativos o nome está relacionado a um ermitão curandeiro chamado de Pai Mateus, que viveu na região por volta do XXIII.  Na época muitas pessoas o procuravam para consultas, ele não cobrava dinheiro e em troca das curas, recebia comida.

No local existe a gruta do Pai Mateus. “Centro Cerimonial ou Local Sagrado” pelos povos indígenas pré-históricos que habitavam a região por pelo menos 10.000 anos, espécie de altar e pedras perfiladas, dando indícios de que pode realmente ter existido alguma atividade mística ali.

Esta história é contada pelos guias locais, a todos os visitantes e turistas que visitam o Lajedo.

Confira o cenário belíssimo!



Com informações: Destino Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *