Prêmio literário recebe inscrições de livros em língua portuguesa

A língua portuguesa impressa ou digital. Uma viagem por nove países. Em comum, o idioma. Começou a busca por livros que traduzam a diversidade de gêneros literários da literatura contemporânea. Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a terceira edição do Prêmio Oceanos de Literatura.

Os autores podem inscrever suas obras nas categorias Poesia, Romance, Conto, Crônica e Dramaturgia. Os livros registrados devem ter sido publicados em 2016. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis em formato digital no site: www.itaucultural.org.br/oceanos2017.

O prêmio faz um mapeamento da cena literária de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Brasil, onde o concurso foi criado. Além da abrangência no formato, outra novidade desse ano é a participação de obras eventualmente editadas em língua portuguesa em países não lusófonos.

Chico Buarque recebe troféu de Pilar del Rio, viúva do escritor José Saramago. Foto: Leonardo Soares

A estrutura do prêmio também foi ampliada com a internacionalização. Oceanos passou a ter uma curadora em Portugal, a jornalista Ana Sousa Dias, que se une aos curadores brasileiros, Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto.

Ana Sousa Dias esclareceu qual será o seu papel no concurso. “A avaliação que vou fazer não é uma avaliação do conteúdo dos livros, é uma avaliação formal para verificar se o livro é aceitável ou não nos termos do regulamento. Não sou do júri e não faço assessoria de imprensa, sou curadora”, afirmou.

Os livros participantes serão avaliados em três etapas pelos jurados. Os quatro primeiros colocados recebem premiação em dinheiro. O vencedor leva cem mil reais (30 mil euros), para o segundo lugar o valor é de 60 mil reais (18 mil euros), o terceiro colocado ganha 40 mil reais (12 mil euros) e o quarto um prêmio de 30 mil reais (nove mil euros).

O Prêmio

Escritor Mia Couto, um dos semifinalistas de 2016. Foto: Gabriela Bilo

O concurso foi criado em 2003 com o nome de Prêmio Portugal Telecom. Em 2015, atravessou o mar e aportou no Brasil com a denominação de Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa, com modificações no regulamento e na organização.

O Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa é realizado em parceria com o Itaú Cultural. Esse ano, com a ampliação das obras, o concurso se consolida como um marco na história das premiações literárias do mundo lusófono.

“Somos incentivadores da leitura e do livro em língua portuguesa. Em um país onde o índice de leitores é baixo, é importante contribuir para ter mais brasileiros lendo mais. Da mesma forma, é necessário incentivar a leitura e o livro transcendendo o oceano entre os países que têm o português como língua comum”, explicou o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, em comunicado oficial.

No ano passado, foram inscritos 740 livros. De 2007 a 2016, 80% das obras finalistas foram de autores brasileiros, 16% de escritores portugueses e 4% de autores africanos. No mesmo período, 79% dos vencedores foram publicações de autores brasileiros e 21% dos livros de autores portugueses.

Em 14 anos de atividades já venceram o concurso escritores como Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares e os brasileiros Chico Buarque, Dalton Trevisan, Milton Hatoum e Sérgio Rodrigues.

Com informações: Público PT / Itaú Cultural / Literatura BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.