Primeira caminhada espacial feminina do mundo faz história para a NASA

Os seres humanos estão caminhando no espaço há meio século – mas essa missão histórica marcou a primeira vez que as mulheres embarcaram em uma caminhada espacial sem a ajuda de um membro da tripulação do sexo masculino.

As astronautas da NASA, Christina Koch e Jessica Meir, foram as duas mulheres por trás da primeira equipe feminina de caminhadas espaciais do mundo depois de irem para o espaço para reparar um carregador de bateria quebrado na rede de energia da ISS nesta semana.

“Temos as pessoas certas fazendo o trabalho certo na hora certa”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine, enquanto observava a missão se desenrolar da sede da NASA em Washington DC. “Eles são uma inspiração para pessoas de todo o mundo, inclusive eu. E estamos muito empolgados em iniciar esta missão.”

A expedição ocorreu 35 anos depois que a astronauta soviética Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a participar de uma caminhada espacial em 25 de julho de 1984. Também 35 anos depois que Kathy Sullivan se tornou a primeira mulher americana a sair para o espaço vários meses depois de Savitskaya em outubro 11º.

_______

“Temos mulheres qualificadas controlando, administrando centros espaciais, comandando a estação, comandando naves espaciais e fazendo caminhadas espaciais.”

_________

Foto: Reprodução

A primeira caminhada espacial feminina somente no mundo estava programada para ocorrer em março , embora a NASA tenha sido forçada a substituir uma das colegas de tripulação depois que descobriram que eles tinham apenas um traje espacial de tamanho médio para a equipe.

Os representantes da NASA agora esperam que as missões femininas se tornem comuns rapidamente.

“Temos mulheres qualificadas controlando, administrando centros espaciais, comandando a estação, comandando naves espaciais e fazendo caminhadas espaciais”, disse Sullivan à Associated Press. “E, caramba, nossa, de vez em quando há mais de uma mulher no mesmo lugar.”


Com informações: GNN 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.