Relato de uma viagem de conhecimentos e experiências

Memorável! No dia 25 de setembro de 2018 fiz palestra no II SILAQ – Simpósio Internacional de Lazer e Qualidade de Vida, no auditório da Faculdad de Ciencias Politicas y Sociologia, em Granada, Espanha. Participei do primeiro painel, com a terceira palestra: João Pessoa Cidade Criativa da UNESCO. Foi uma experiência gratificante para a minha vida profissional. 

Representar o SEBRAE no SILAQ foi de grande importância, considerando a oportunidade de compartilhar o quanto estamos evoluindo, agregando valor ao turismo alternativo e não ao turismo de massa. Na Europa, turismofobia já está impactando os destinos turísticos.

_______

Perceber que estamos atuando no turismo da forma correta, já nos fortalece para novos desafios.

_______

Significa que João Pessoa está ocupando seu espaço, gerando visibilidade e se posicionando no mercado nacional e internacional, como cidade criativa, sustentável e que tem qualidade de vida.  A integração do SEBRAE com a UFPB e a Universidade de Granada, significa ocupar um espaço de gestão de conhecimento e de cooperação técnica, que muito contribui para a gestão de negócios sustentáveis.

Gran Via – Granada

No dia 26 de setembro seguimos caminhando à Universidade de Granada para o segundo dia do SILAQ – Simpósio Internacional de Lazer e Qualidade de Vida. A paisagem urbana das construções medievais, me encantaram. Muitas ruas estreitas, ainda do século XVI. A Gran Vía é a principal rua do centro histórico de Granada, com 20m de largura, que se caracteriza pela arquitetura do início do século XX

Veja que ideia bacana encontramos no caminho e que mereceu uma foto, para que seja aproveitada como uma sugestão, para uma das nossas cidades que trabalham com o processo de cerâmica rudimentar. Quantas cidades da Paraíba, que tem essa identidade cultural do artesanato de cerâmica, poderia inovar o cenário urbano… 

Em frente a Loja Tauriq de decoração e antiguidades

Houve tempo para conhecer a Catedral de Granada, uma magnífica obra arquitetônica do século XVI, um símbolo do poder do novo cristianismo. Também vivenciamos o comércio na sua proximidade, enquanto saímos para almoçar.

A Catedral de Granada levou 181 anos para ser construída. É considerada uma obra de arte, da arquitetura renascença espanhola.

Catedral de Granada
Comércio na proximidade da Catedral de Granada. (Tapas)

Granada é a capital espanhola das tapas, os tradicionais tira-gostos espanhóis. Granada é famosa na Espanha por ser a cidade onde toda bebida vem acompanhada por uma tapa de cortesia.

Finalizamos o 2º SILAQ com o lançamento do livro sobre Lazer a Qualidade de Vida, uma publicação da UFPB, trazendo os temas do 1º SILAQ, realizado no auditório da Reitoria – UFPB (2017). Nesse livro, escrevi um capítulo sobre Lazer e Qualidade de Vida em João Pessoa – PB. 

Professora Dilma Brasileiro lançamento do livro sobre Lazer a Qualidade de Vida, uma publicação da UFPB

Uma surpresa agradável foi assistir a um Concerto Flamenco, ao vivo, com Miguel Soler, acompanhado por Rafael Soler e Miguel Ángel Corral, no espaço de eventos da Casa de Hóspede, da Universidade de Granada.

Concerto Flamenco, na Casa de Hóspedes da Universidade de Granada

Ainda nessa noite, a Universidade de Granada nos ofereceu a visita ao bairro de Albaicín, certificado pela UNESCO, como “Patrimônio da Humanidade”. O maior tesouro de Granada é o Palácio de Alhambra, um dos mais impressionantes monumentos mouros da Europa. Em Alhambra, a magia da arquitetura mourisca mistura luz, água e decoração sofisticada. Uma das áreas de destaque do Palácio de Alhambra é o “Pátio dos Leões”, um pátio cercado por 124 colunas e no centro aparece a fonte com 12 leões de mármore.

Palácio de Alhambra
Pátio dos Leões

É o palácio árabe medieval mais bem preservado, em todo o mundo e a maior atração turística de Granada, na região da Andaluzia.  

No dia 29 de setembro retornamos para Lisboa – Portugal. Ficamos hospedados no Hotel IBIS Lisboa Liberdade. Tem localização privilegiada, no coração da cidade, para desfrutar da riqueza que a bela cidade de Lisboa tem a oferecer. Perceba a decoração digital e o design dos espaços…

Cada Hotel IBIS é um centro de criatividade, um estilo de convívio animado. Todos os hotéis são decorados com uma temática, não havendo limites para a criatividade.

Hotel Ibis Lisboa Liberdade

Em Lisboa fomos conhecer o Centro de Inovação Criative Hub – Mouraria – Lisboa, que está sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fachada lateral do Mouraria Creative Hub (uma ideia interessante)

Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30. Na quinta-feira é aberto para visitas e informações, nesse mesmo horário. Centro de Inovação Criative Hub – Mouraria é a primeira incubadora de empresas de Lisboa, que apoia projetos e ideias de negócios das indústrias criativas, nas áreas de design, moda, música, mídia, produção cultural, entre outros.

Dispõe de uma ampla rede de mentores, formação e consultoria, acesso a soluções de financiamento e uma equipe multidisciplinar, para apoiar os projetos.

O Centro de Inovação Criative Hub – Mouraria, Lisboa, trabalha com 16 marcas, dentre elas Taste of Lisboa – Food Tours.  Eles reinventaram os conceitos dos restaurantes e criaram receitas culinárias que se tornaram mundialmente famosas. Em quatro horas, é possível  visitar sete pontos que unem brilhantemente a tradição à modernidade. 

Veja as imagens: Creative Hub – Mouraria – Lisboa

Outra marca interessante é a DOME – Design Objets Meet Ethisc, uma loja online, de produtos de várias partes do mundo, com princípios, sociais, ambientais e culturais. DOME é uma iniciativa da Blindesign – Ethical Solutions, que visa inspirar a mudança para o consumo consciente, desmistificando conceitos e contribuindo para alterar o paradigma de consumos.

Folheteria que eu trouxe do Centro Mouraria

Lisboa é realmente uma das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas da Europa. Uma cidade sustentável que atrai investimentos, cria empregos e retém talentos. Lisboa tem apostado também na inovação e no empreendedorismo, um excelente exemplo para João Pessoa e outras cidades da Paraíba.

Viajar a negócios, não é só ficar em quatro paredes de um hotel ou de sala da aula. É fazer o que estava previsto, mas também aproveitar o máximo para conhecer a cultura do lugar, o desenvolvimento local, os negócios que estão sendo referências.

Uma viagem a negócios tem o poder de ampliar fronteiras e mercados de atuação das empresas, fechar parcerias da maior qualidade, promover a sua marca, incrementar a formação dos colaboradores, além de muitos outros benefícios.

Granada: a paisagem urbana das construções medievais, me encantaram (Imagem destacada)

Foram muitos os insights que tive durante essa viagem e que poderão ser transformados em projetos estruturantes na Paraíba, principalmente nos segmentos de economia criativa e turismo, além de estreitar relações técnicas com outras universidades e outros órgãos técnicos de Lisboa e Granada.

Já estou em negociação com o Centro Creative Hub, de Mouraria – Lisboa, para formalizar uma possível parceria com o Projeto de Economia Criativa do SEBRAE/PB.

_______

As palestras do II SILAQ geraram novos conhecimentos, sobre um mercado que se encontra em expansão: lazer e qualidade de vida, saúde e bem-estar.

_______

Gratidão a Deus e à diretoria do SEBRAE/PB por me apoiar. Também agradeço à Professora Dilma Brasileiro, da UFPB, idealizadora desse lindo projeto, que abre portas para o Lazer e a Qualidade de Vida. Uma parceira, que me acompanhou em toda essa viagem, contribuindo para o meu crescimento profissional e a possibilidade de ir mais longe, considerando o propósito que me move. 


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo.

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.