Salada no pote: fácil de fazer e dura uma semana na geladeira

Alimentação saudável e equilibrada. Folhas e legumes bem preservados por até uma semana. É possível, sim!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a saúde em dia é necessário ingerir pelo menos cinco porções de vegetais por dia.

Para quem não dispõe de tempo para se dedicar à cozinha, a dica é apostar nas saladas no pote: coloridas e nutritivas, essas saladas podem ser preparadas de uma maneira bem prática e ajuda a economizar um tempo precioso.

Foto: Reprodução

Detalhe: Não é só jogar os ingredientes dentro do pote de qualquer jeito. Para durar mais tempo na geladeira e manter todos os itens fresquinhos, há uma maneira correta de montar a salada.

A dica é preparar vários potes em um único dia e consumi-los ao longo da semana. Refrigerada em pote de vidro, a salada com proteína (carne, frango e atum) dura até dois dias, enquanto as versões sem proteína duram até cinco dias.

Montagem

Foto: Reprodução

Inicialmente lave e corte todos os ingredientes que irá utilizar. Antes de colocar os vegetais folhosos no pote, deixe-os secar ou use centrífugas manuais apropriadas para secar verduras. Se estiverem molhadas, estragarão mais rápido.

O pote é montado com 4  ou 5 camadas de ingredientes diferentes. A primeira coisa a ser colocada no pote é o molho da sua preferência, depois os legumes mais pesados: a cenoura e o pepino, na sequência os mais leves, como o brócolis e o tomate. A próxima camada será dos vegetais folhosos, como alface e agrião. Para finalizar acrescente sementes de chia, amaranto, linhaça, linhaça dourada, quinoa, girassol ou abóbora.

Foto: Reprodução

Outro detalhe: Ao colocar o molho no fundo do pote e as folhas mais no topo fazem com que essas permaneçam frescas por mais tempo. Os itens só deverão ser misturados no momento do consumo.

Dica: agitar o pote ou despejar todo o conteúdo em uma tigela ou prato.

Importante: a salada deve ser mantida na geladeira, mesmo no ambiente de trabalho. Caso não seja possível, uma bolsa térmica é uma boa alternativa.

Confira algumas opções de ingredientes que podem ser utilizados:

Foto: Reprodução

Molhos: pesto, azeite e limão, iogurte, mostarda e mel.

Itens mais pesados:  cenoura, pepino, rabanete, cebola, pimentão, grãos de bico, ervilhas e queijos firmes em pedaços.

Itens mais leves: tomates cereja, cogumelos, ovo cozido, brócolis, couve flor, azeitonas, palmito, ervilhas, sementes, frutas, milho verde.

Folhas: alface, agrião, couve, acelga, rúcula, espinafre.

Bom apetite! 


Com informações: Catraca Livre / Portal da Educativa / Boa Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.