Teatro Amazonas: templo das artes, da memória e da cultura

O palco torna-se espetáculo. A partir do próximo domingo (14), o Teatro Amazonas, em Manaus ficará aberto para visitas guiadas todos os dias da semana. O lugar é uma viagem pela memória de uma época através deste patrimônio cultural e museu.

No teatro inaugurado em 31 de dezembro de 1896 os visitantes percorrerão o Salão Nobre, onde os Barões da Borracha se encontravam nos intervalos das peças; a Sala de Espetáculos com capacidade para mais de setecentas pessoas; e o Salão Verde de Ópera, local que preserva alguns figurinos, maquetes e objetos de espetáculos encenados no Festival de Ópera, assim como o Camarim Cenográfico.

Camarim antigo com roupas e acessórios dos artistas. Foto: Reprodução

Durante a visita o público ainda encontrará uma maquete do Teatro Amazonas feita com 30.000 peças de Lego, o Espelho de Cristal, uma escultura em bronze de autoria do artista francês Guadez, além de conhecer a Saleta de Exposição “Arquitetura” e “Seringal” e a exposição do bailarino amazonense Marcelo Mourão Gomes.

Considerado o segundo maior teatro da Região Norte, atrás apenas do Theatro da Paz em Belém, no Pará, a casa já recebeu artistas famosos como o tenor espanhol José Carreras, o compositor Heitor Villa-Lobos, a bailarina Margot Fonteyn, o violonista Yamandú Costa, a atriz e cantora Bibi Ferreira e a atriz Fernanda Montenegro, assim como importantes espetáculos como ‘La Gioconda’, de Amilcare Ponchielli e os festivais de ópera.

Plateia, três andares de camarotes e pinturas representando a ópera, o teatro, a dança e o compositor Carlos Gomes e a Torre Eiffel. Foto: Reprodução

Madeiras nobres, paredes decoradas com elementos que fazem referência a fauna e a flora amazônica, além de grandes obras como “O Olimpo dos Artistas”, do artista Domenico de Angelis, no teto do teatro, compõem a estrutura do lugar eleito como Patrimônio Histórico Nacional.

“Todo amazonense merece um momento especial no interior do nosso templo das artes”, afirma o secretário de Cultura, Denilson Novo. O Teatro Amazonas que já foi ponto de encontro da elite da Belle Époque, hoje recebe óperas, shows, peças teatrais e entre outros eventos. O prédio, com mais de 120 anos de história fica localizado no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus.

Cúpula do Teatro Amazonas. Foto: Reprodução

A entrada no local para amazonenses, crianças até 10 anos e pessoas com deficiência é gratuita. Os demais visitantes pagam R$ 20 pelo ingresso inteiro e R$ 10 a meia-entrada para estudantes.

Serviço

Visitas guiadas no Teatro Amazonas

Dias/horário: terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e segundas, de 9h às 14h

Local: Teatro Amazonas, Avenida Eduardo Ribeiro, nº 659, Centro – Manaus (AM)


Com informações: A Crítica / Governo do Amazonas / G1 / Mineiros na Estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *