Vinho na medida certa, um aliado para a saúde mental e bem estar

O sabor do vinho ultrapassa o sensorial, a percepção degustativa, olfativa e tátil, vai além da sensibilidade. Há quem associe o sabor do vinho as emoções e memórias.

Vinho é boca.

O médico Gordon Shepherd, coordenou uma investigação na Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos e chegou à conclusão que o vinho volta a ser colocado entre os principais benefícios para uma boa saúde mental.

Segundo os estudos, um bom vinho pode ser tão benéfico para a mente como exercícios matemáticos, sudoku ou até mesmo a música.

Foto: Reprodução

De acordo com o Jornal on-line The Independent, o trabalho conduzido por Shepherd revela que bocejar ou cheirar o vinho “requer controle de um dos principais músculos do corpo”, sendo que este hábito estimula o trabalho de receptores relacionados com o odor e o paladar.

No livro “Neurogastronomy: How the Brain Creates Flavor and Why It Matters”, de Shepherd, o médico defende que criar o sabor do vinho requer um maior esforço por parte do cérebro do que acontece com qualquer tipo de atividade humana.

 “O sabor não está no vinho, o sabor é criado pelo cérebro do provador de vinho”, diz Gordon Shepherd.

Na Medida certa

Foto: Reprodução

Incluir o vinho em uma dieta controlada contribui com o bem estar.

Beber uma taça de vinho por dia traz muitos benefícios para a nossa saúde, todavia, lembre-se de não ultrapassar esta quantidade e complementar este hábito com um pouco de exercício físico para ser ainda mais saudável.

A Universidade de Alberta, no Canadá, conduziu um estudo sobre a bebida e identificou que o vinho tinto contém uma substância chamada “Resveratrol”, que oferece benefícios similares a uma hora de atividade física, ou seja, na academia ou ao ar livre.

Este benefício você já sabia: Beber uma taça de vinho por dia é bom para o coração, somando a outros aspectos:

• Melhora o rendimento físico.

• Aumenta a força muscular.

• Regula a circulação do sangue até o coração.

Journal of Physiology publicou este estudo e também trouxe informações que o “Resveratrol” pode ser o substituto da atividade física para algumas pessoas.

O pesquisador principal, Jason Dyck, destacou que a medida certa é uma taça no jantar.

O Vinho tinto e o Resveratrol

Foto: Reprodução

 A presença do Resveratrol no vinho tinto dá um toque a mais na bebida.

O resveratrol é uma substância antioxidante que ajuda na defesa dos vasos sanguíneos, reduz o risco de certos tipos de câncer, degeneração macular e diabetes.

A maior fonte do Resveratrol é a casca da uva, razão pela qual o vinho tinto está ligado a inúmeros benefícios, já que, ao contrário do vinho branco, a casca também é utilizada na produção.

O resveratrol ainda afina as moléculas do sangue, prevenindo entupimento dos vasos, e diminui o nível de LDL no organismo, o chamado “Colesterol Ruim”.

Outros benefícios que o vinho pode oferecer para a saúde:

Foto: Reprodução

Reduz as doenças cardiovasculares: o vinho tinto ajuda a evitar ataques do coração e doenças isquêmicas, coronárias e a aterosclerose.

Combate o colesterol: uma grande fonte de antioxidantes, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).  O vinho também nivela a quantidade de triglicérides no sangue.

Fortalece o sistema imunológico: ao beber vinho tinto você pode fortalecer a imunidade contra infecções, gripes e alergias. Excelente, para as mudanças de temperatura ou a chegada do inverno.

Reduz as alergias: possui ação anti-histamínica, bom para as alergias que surgem com a mudança das estações. Também é antibacteriano.

Melhora a saúde da pele: Contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitaminas. Previne o envelhecimento precoce, as rugas e as manchas na pele. Beber vinho é um grande aliado para a juventude da pele.

Foto: Reprodução

Diminui as inflamações: quem sofre com artrite, edemas, e outros males que provocam inchaço, não deixe de consumir uma taça de vinho no jantar.

Ajuda a digestão: O consumo de vinho tinto é aconselhado com queijos e carnes para digerir melhor as proteínas e aliviar os sintomas da acidez ou do refluxo.  Acredita-se também que ele possa evitar úlceras estomacais.

Melhora a circulação do sangue: Ao entrar no organismo, o vinho começa a funcionar como um magnífico anticoagulante. Porém o seu consumo não é recomendado, para pessoas que possam ter problemas para parar uma hemorragia.

Reduz a formação de cálculos renais: bom para as funções renais e urinárias em geral. É recomendável para pessoas que têm uma predisposição à formação de pedras nos rins, infecções na bexiga ou uretra, etc.

Foto: Reprodução

Melhora os dentes: Os antioxidantes contidos no vinho têm a capacidade de reduzir a proliferação de bactérias na boca, principalmente nos dentes.

Protege o cérebro: A presença do resveratrol contribui nos cuidados das funções mentais. Ele pode ajudar os pacientes com a doença de Alzheimer ou as pessoas que podem chegar a desenvolvê-la.

Melhora a visão: Os antioxidantes incluídos no vinho protegem os olhos de várias doenças como, por exemplo, a degeneração macular e a retinopatia diabética.

É anticancerígeno: Estudos afirmam que os flavonoides contidos nesta bebida produzida com uvas podem ser muito importantes na prevenção do câncer de próstata.

O vinho contém muitos nutrientes, entre os quais: Magnésio; Lítio; Cálcio; Potássio; Ferro; e Zinco.

E um detalhe muito importante:

Uma taça de vinho por dia ajuda a recuperar certos usos do cérebro, como por exemplo, a memória e a concentração.

Foto: Reprodução

Além de todos estes benefícios aqui mencionados, o vinho também:

• Diminui o risco de ter hemorroidas.

• Combate os sintomas das varizes.

• Reduz a pressão arterial.

• Equilibra os níveis de insulina no sangue.

• Impede a formação e o acúmulo de gordura na região do abdômen.

• Combate a gengivite.

• Reduz as dores de garganta.

• Libera endorfinas que aumentam as sensações de prazer.

• Diminui as consequências negativas de levar uma vida sedentária.

• Limpa o paladar e a língua.

Quer saber mais sobre o vinho?

A História do Vinho, de Hugh Johnson

Para quem, além da bebida, também gosta de história e quer saber um pouco mais sobre o surgimento do vinho e como ele começou a se propagar pelo mundo inteiro, este livro, obviamente, um dos livros mais indicados.

Uma preciosa obra-prima, que conta com riqueza de detalhes sobre o surgimento e evolução da bebida.

O livro também contém ilustrações, repleto de curiosidades acerca do vinho. O texto é de uma leitura maravilhosa e cativante.

Uma obra interessante para quem aprecia os sabores da bebida.

A última edição do livro em formato luxo está disponível no Brasil por R$200.

Com informações: Boas Notícias Pt / melhor com saúde /  Uol / Feelyounger / G1 / Revista Viva Saúde  /  Revista Adega / Vem da Uva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.