Gran Circo Empreendedor dá lições de como alcançar o sucesso

Inovador, diferente, inusitado. Negócios conduzidos no picadeiro. Equipes motivadas, vendas garantidas, clientes encantados. “Uma forma de ensinar empreendedorismo de forma lúdica”.

O Gran Circo Empreendedor foi montado na praça de eventos de Pau dos Ferros, Pau dos Ferros (RN) e foi um dos grandes destaques do primeiro dia da programação do evento “Gran Circo Empreendedor – Motivando Pessoas”, como parte das ações da Semana Global de Empreendedorismo 2017 do Sebrae-RN, em Pau dos Ferros.

O palhaço Nil Moura recorda parte da sua trajetória de empreendedorismo como fundador do Circo Grock. “Tudo começou há 11 anos em Natal”. A plateia com mais de 200 espectadores ouviu com atenção a história do artista circense.

Foto: Reprodução

Na quarta-feira (22), prosseguiu a programação no picadeiro do circo montado na Praça de Eventos da cidade, com a palestra “Encantando Clientes em Vendas”, proferida pelo gerente do Escritório Regional do Agreste, Leonel Pontes.

A atração nacional foi o palestrante Jardel Beck, conhecido por suas palestras mágicas, que abordou o tema “A Mágica do Sucesso – Perseguindo Altos Níveis de Desempenho”.

Para soltar o riso, a palestra show do humorista cearense Alex Nogueira, seguida da apresentação de trapezistas do Circo Fuxiquinho, e as lições de empreendedorismo dos grupos Tropa Trupe e Facetas, Mutretas e Outras Histórias, de Natal (RN).

Foto: Reprodução

Segundo João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae-RN, realizar um evento com o tema empreendedorismo dentro de um circo é uma forma criativa e lúdica de levar conhecimento aos empresários e empreendedores da região do Alto Oeste, fazendo uma correlação entre as características das atividades circenses como o trabalho em equipe, o risco calculado e a confiança ao se jogar no trapézio e, principalmente, a motivação das pessoas para executarem o seu trabalho.

Ele enfatizou: “O espírito empreendedor desses palestrantes, que relatam no picadeiro suas experiências, serve de referência para a plateia de empresários, acostumados a aprender de forma convencional, e que agora adquirem conhecimentos num ambiente lúdico e de forma bastante descontraída”.

O palhaço 

Foto: Reprodução

O jovem Nil Moura iniciou sua carreira no mundo circense há 30 anos, e como palhaço, já somam-se 11 anos. Ele criou o Circo Grock em Natal impulsionado pelo desejo de fazer as pessoas sorrirem.

Nil estudou numa escola de teatro e aprofundou o seu conhecimento no palhaço, inspirando principalmente no mais famoso deles, o “Grock”, um franco-suíço reconhecido mundialmente como o rei dos palhaços.

Ele criou inicialmente um espetáculo chamado “Uma história de circo” narrando como surgiu a lona, o picadeiro e o espetáculo em si, para uma escola infantil de Natal.

O artista circense estudou no exterior e tornou-se uma referência como empreendedor na área.

Lições de empreendedorismo

Foto: Reprodução

Para chegar onde chegou Nil passou por muitas adversidades. No início da década de 2000, em Natal, o jovem artista se associou a um circense e viu o sonho de ter o seu próprio negócio se desfazer em pouco tempo e de forma dramática. Após a falência da sociedade, que levou à perda de todo o seu investimento e até do patrimônio pessoal, criou um espetáculo baseado na sua história real e fez uma adaptação para vários cursos de uma instituição de ensino superior, que encomendou a aula-espetáculo com lições de empreendedorismo.

“A perda de tudo por inexperiência e o aprendizado foi para nós praticamente uma pós-graduação”, diz Nil.

Da montagem desse espetáculo surgiram várias propostas de outras empresas locais e do Brasil inteiro para apresentações. Atualmente o trabalho corporativo do Grock é vendido por uma empresa de consultoria mineira.

Foto: Divulgação

O grupo foi se especializado cada vez mais e está se reinventando a cada dia. “A experiência do circo é um modelo para todos os demais negócios”, salienta Nil.

Ele destaca que a montagem do seu espetáculo tem um diferencial em relação aos circos tradicionais, pois todas as cenas foram criadas com lições que servem de reflexão, valorizando o encantamento do universo do circo.

O palhaço Nil Moura conta com a parceria da esposa, Gena Leão, que atua como o palhaço Ferrugem, e um elenco flutuante que varia de oito até 15 artistas. Também mantém uma escola de circo, que funciona embaixo da própria lona do Grock, que surgiu há mais de uma década com um novo estilo de fazer a arte circense.

Gena Leao – Ferrugem | Nil Moura – Espaquete. Foto. Reprodução

Com informações: Agência Sebrae de Notícias-RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.