Paraibana radicada em Porto Velho representa a Amazônia na 2ª Feira do Livro de Lisboa
O Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal – recebeu de 25 de agosto a 11 de setembro – o maior evento dedicado a promover a literatura lusófona e fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa.
Na oportunidade foi celebrado o 92º aniversário do evento e contou com a participação de mais de 140 expositores (10 a mais do que em 2021), distribuídos por 340 pavilhões (20 a mais do que na última edição), os quais apresentaram na feira – mais de 700 marcas editoriais a mais de meio milhão de visitantes.
“Isso exigiu uma reorganização do espaço, que obrigou a um esforço de produção logístico extraordinariamente complexo”, comentou o presidente da Associação Portuguesa de
Editores e Livreiros – APEL (organizadora do evento), Sr. Pedro Sobral.
Pensada para novos leitores
A Feira do Livro de Lisboa superou todas as expectativas para os escritores brasileiros e visitantes. O evento apresentou um novo conceito, com pavilhões/estandes renovados, com mais participantes. A edição 2022 marcou no item sustentabilidade, e pensada para novos leitores. A maior edição de todos os tempos.
Para Izabel Cristina da Silva, paraibana, radicada em Porto Velho – única representante do Estado de Rondônia e da Amazônia – foram dias inesquecíveis que possibilitaram a oportunidade de promover a literatura infantil e da obra “O Boto da Amazônia”.
“Levar para uma feira internacional as potencialidades, a cultura, identidade e o patrimônio natural da Amazônia foi um privilégio. Apresentar o personagem cultural o Boto Cor de Rosa, um animal dócil e ao mesmo tempo versátil que vive nos rios da Amazônia – foi simplesmente fantástico”, enfatizou a escritora.
Além de várias participações no Estande da Rede Sem Fronteiras, coordenado pela Dyandreia Valverde Portugal, em datas destacando o Dia da Amazônia, durante o lançamento – foi um dos momentos marcantes – onde foi evidenciado a importância da preservação e conscientização da Biodiversidade Brasileira pelo mundo.
Reconhecimento – Rede Sem Fronteiras
Comemorando o aniversário de 9 anos da entidade, foram outorgados Troféus Sem Fronteiras nas categorias: Cultura Sem Fronteiras; Apoio Cultural: Juntos, somos mais fortes!; Autores Homenageados de Honra; e o exclusivo “Troféu Magnífico Sem Fronteiras” – entregue aos escritores membros da Rede Sem Fronteiras e autoridades do meio cultural escolhidas criteriosamente.
Izabel Cristina, recebeu da Presidente Dyandreia Portugal, O Troféu Cultura Sem Fronteiras pelo reconhecimento a seu trabalho elevando a cultura da Amazônia pelo mundo. Na ocasião a escritora foi empossada como membro acadêmica pela ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse.
Encontro Internacional da AJEB em Lisboa
Uma programação especial, foi realizado durante o I Encontro Internacional da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, com a presença da Presidente Nacional, Dra. Irislene Morato, e uma comitiva de Ajebianas de vários estados brasileiros. O Estado de Rondônia foi representado pela escritora Izabel Cristina da Silva, Presidente da AJEB-RO.
O evento teve o seu ápice com uma cerimônia de entrega de outorgas no Salão de Conferências do Hotel Flórida, seguido de jantar com apresentação do fado. Na ocasião Izabel Cristina recebeu a Medalha Hellê Vellozo Fernandes, em homenagem a fundadora da AJEB Brasil em 1970.
Com informações: Assessoria
Edição: Josy Gomes Murta
Josy Murta, és uma gigante divulgando oa trajetória de todos !
DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE!
Obrigada! Amem! Felicidades! Sucesso!