Como conquistar novas oportunidades de negócios e se destacar nesse momento de incertezas

No distanciamento social da pandemia COVID 19, não é interessante apenas sobrevivermos, mas nos mantermos ocupados, criando desejos e deixando que esse sentimento de insatisfação, estimule o ócio criativo e a inventividade.

Há muita dificuldade de se perceber a mudança no exato momento em que ela ocorre. A velocidade da mudança, não tem precedentes, por isso precisamos acreditar mais em coisas improváveis e aprender a discernir, com alguma clareza, o que está por vir.

Apesar do grau de incerteza da duração da pandemia e das políticas públicas que virão, é certo que toda a economia será afetada, principalmente os segmentos que mais concentram os pequenos negócios, tais como: varejo tradicional, moda, alimentação fora do lar, turismo, construção civil, beleza, logística e transporte.

Mesmo que o empresário tenha que fechar sua loja física, deve manter contato com os clientes pelos canais digitais.  Ter uma rede social atualizada e com conteúdo é fundamental para manter o relacionamento com os clientes e divulgar novos produtos e serviços.  E como atingir os nossos clientes em um cenário cada vez mais disputado no mundo digital? E como se destacar nesse mundo de negócios incertos? Como se tornar um empreendedor digital?

Essas são perguntas precisam ser respondidas por você, empresário. Todos nós precisamos nos reinventar. A internet e a tecnologia estão abrindo portas para o empreendedorismo, permitindo que pessoas comuns se tornem inovadoras e conquistem novas oportunidades de negócios.

Nossa vida dentro de um mundo digital, nos torna dependentes de novas formas de relacionamentos. Tudo acontece em tempo real, ou seja, o que não estiver acontecendo em tempo real, não existe. Uma obra, um produto ou um serviço, não tem valor algum, se não forem encontrados pelo público.

_______

Compartilhar já é o ingrediente básico de todos os negócios em rede e que gera poder.

_______

É com base no compartilhamento, que Google, Facebook e Twitter geram riqueza de maneiras inesperadas. O maior sucesso da Amazon não é o seu serviço de entrega, mas as avaliações e as recomendações encontradas na plataforma. Os micro e pequenos negócios também podem e devem estar nas plataformas de marketplace.

A posse já não tem a sua relevância de antes. Mais importante do que a posse é o acesso. As telas de tv, tablets, smartphones serão o lugar que vamos recorrer para encontrar respostas, amigos, notícias, significado do que somos e do que podemos ser.

Avalie as oportunidades de melhoria na sua empresa. Como reduzir os custos e aumentar a produtividade da equipe? Capacite-se para o mundo digital, porque após esse período de pandemia, novos negócios surgirão no mercado, de forma criativa, colaborativa e compartilhada. As empresas isoladas e fora do mundo digital, não sobreviverão!!


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo.

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta

2 comentários em “Como conquistar novas oportunidades de negócios e se destacar nesse momento de incertezas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.