BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação”, em Socorro-SP

A 2ª edição da BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação sob a coordenação de  Rosângela Politano e Marinilda Boulay – suas idealizadoras, começa amanhã (14) e segue até o dia 15 de outubro, nas dependências do Museu Municipal de Socorro, em São Paulo. 

O propósito é valorizar, reconhecendo, apoiando, divulgando e incentivando a produção naïf e
popular nacional e internacional, preservando este território fértil de idéias e rico em produção.

A BÏNaif 2019 será composta pelo conjunto das obras nacionais e internacionais dos 94 artistas selecionados através de um edital, por um Comitê artístico, que possui profundo conhecimento sobre o assunto, composto por Antonio Naves, Romildo Santana e Valdeck de Garanhuns. Somam-se a essas obras, as pinturas de 15 artistas convidados,  e as dos dois patronos homenageados dessa edição da Mostra: Tânia de Maia Pedrosa e Henry Vitor.

Será realizada também nesse ano a ação “Vitrines da Bienal” com obras de arte naif espalhadas pela cidade nas “Vitrines” de empresários parceiros, levando a arte naif para fora do Museu.

Homenagem especial

No 19 de setembro do ano passado a literatura de cordel ganhou titulo de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A BÏNaif 2019 presta uma homenagem especial a esse gênero literário, seus poetas, declamadores, editores, ilustradores (desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores) e folheteiros (os vendedores de cordel).

A BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação é uma realização do Projeto Cor-Ação e do ITC – Instituto Totem Cultural, e, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Socorro-SP , através da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo , Museu e Biblioteca Municipais, do ComuC – Conselho Municipal de Cultura e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Socorro-SP, e sendo colaborativa ela tem o apoio de todos os artistas que dela participam.

Como nasceu a BÏNAif

Foto: Divulgação

A cidade de Socorro no interior de São Paulo afirma-se com muita potência não somente como um destino turístico disputado, como também enquanto importante polo de produção de obras caracterizadas pela estética naïf, isto é, que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular. O projeto Cor-Ação que vem sendo desenvolvido na cidade desde 2013 sob a coordenação da artista Rosângela Politano e responsável por esta realidade.

Através de oficinas, workshops, bate papos, mostras e exposições o projeto também acompanha a carreira dos artistas viabilizando inscrições e participações em importantes exposições. Os seus artistas têm tido suas obras escolhidas para fazer parte de acervos de importantes museus dedicados a esse estilo de pintura, participado de várias exposições, mostras e bienais, como a Bienal de Arte Naif do SESC-Piracicaba, considerada até então a mais expressiva do país.

Foram realizadas pelo projeto até então cinco exposições anuais, sendo que as duas últimas ocorreram em coordenação com a associação socorrense ITC – Instituto
Totem Cultural.

Projeto Cor-ação: oficinas de pinturas em telhas – Socorro (São Paulo). Foto: Facebook | Divulgação

Essas exposições inspiraram a criação dessa BÏNAIF, a qual leva o “Totem Cor-Ação” no seu nome por causa da frutuosa parceira entre o Projeto Cor-Ação e o ITC – Instituto Totem Cultural sendo Rosângela Politano e Marinilda B. Boulay suas idealizadoras e coordenadoras. A continuidade desse trabalho torna a BÏNAIF uma referência para todos que possuem algum vinculo com esta produção – artistas, pesquisadores, colecionadores, galeristas, educadores, estudantes e apreciadores.

Documentário

A convite da organização BÏNAif o paraibano Hélio Costa, fotógrafo e documentarista, irá fazer a cobertura do evento (imagens e entrevistas) na perspectiva da realização de um documentário.

Foto: Divulgação

Programação da abertura

Sábado – 14/09

14h às 15h – Mesa redonda “Arte naif passado, presente e futuro”, no Hotel Alpes Fazenda das Aguas em Socorro-SP

19H30 – Abertura oficial no Anfiteatro do Centro Cultural de Socorro- SP

20h30 – Cortejo precedido pela Congada e a Folia de Reis da cidade entre o Centro Cultural e o Museu Municipal de Socorro – visita da exposição e coquetel.

Domingo 15/09

16h30 Espetáculo no Centro Cultural de Socorro-SP: Teatro de Mamulengos com Valdeck de Garanhuns e seu grupo.

* Museu Municipal de Socorro

Aberto de 3a feira a sábado de 9h às 17h

Rua Antonio Leopoldino, 185, Centro, Socorro- SP – CEP: 13960-000

Telefone: 19 3895 83 44

Acesso gratuito, equipamento acessível para pessoas com mobilidade reduzida

Centro cultural de Socorro- SP

XV de Novembro, 210 – Centro, Socorro – SP, 13960-000

Telefone: 19  3895 4829

Alpes Fazenda Hotel (mesa redonda)

Barrocão, 2,5, Estrada Municipal do Barrocao,

Socorro – SP, 13960-000

Telefone: 19  3855-3233

Quer saber mais sobre o evento? Clique AQUI


Imagem destacada: Projeto Cor-ação 

Com informações: Hélio Costa / Binaif / PMES-SP  

Um comentário em “BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação”, em Socorro-SP

  • 13 de setembro de 2019 em 21:48
    Permalink

    Sucesso a todos. Desta vez não deu para estar presente, mas meu coração está com todos vocês! !! Abraços a todos e sucesso!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.