Conheça as 7 práticas das pessoas que inspiram

Pessoas inspiradoras permanecem na memória dos outros porque incentivam, persistem e seguem valores.

Ao longo de toda a vida e carreira, todos teremos a oportunidade de conhecer muitas pessoas, que terão origens, experiências e perspectivas diferentes. Algumas permanecerão na lembrança porque tocaram você de certa forma, disseram algo profundo, fizeram algo tão especial que o marcaram, alimentaram a sua imaginação e o inspiraram.

Muitas vezes descobrimos que as pessoas que mais nos inspiram são, muitas vezes, uma surpresa absoluta. É comum ter como as pessoas mais inspiradoras as mais surpreendentes. Ao conduzir entrevistas com líderes, funcionários e gente aleatória que encontramos pelo caminho, pedimos que contem boas histórias sobre suas vidas e carreiras. Muitas vezes, esperamos ouvir grandes histórias de liderança e assim descobrir como gestores são impactados pelas vidas das pessoas. Contudo, essas não são as histórias que mais ouvimos.

As histórias inspiradoras que nos são contadas estão pouco relacionadas com superioridade ou sucesso. Mas compartilham elementos em comum, que fazem delas histórias fascinantes, motivadoras e memoráveis. De modo geral, pessoas inspiradoras repetem 7 práticas. Confira!

1. Contam histórias

Foto: Reprodução

A narração de histórias não é apenas uma prática interessante. Estudos demonstram que histórias criam uma conexão inigualável entre as pessoas. As narrativas dão contexto, têm um ponto e um norte, e permitem que o ouvinte enxergue o mundo pelas lentes de outra personagem — fictícia ou factual. Histórias também permitem a nós, que vivemos em um mundo ao mesmo tempo caótico e controlado por dados, métricas e prazos, experimentar a emoção que muitas vezes ignoramos no dia a dia.

2. Criam histórias

Foto: Reprodução

Contar história é algo poderoso, mas criar uma é muito mais. Pessoas inspiradoras fazem coisas que as transformam em personagens de histórias contadas por outras pessoas. Elas podem fazer algo pequeno como oferecer ajuda a alguém. Ou algo profundo, como arriscar as próprias vidas para ajudar um estranho.

3. Exploram novas perspectivas

Foto: Reprodução

Pessoas inspiradoras são aquelas que buscam uma nova visão ou experiência. Conhecemos indivíduos que fizeram atividades muito longe de sua zona de conforto para sacudir seu ponto de vista, como escalar o Monte Everest ou competir em um triatlo de Ironman. E há quem se voluntarie para ajudar em hospitais locais — onde a perspectiva é sempre profunda. O ponto é que pessoas inspiradoras querem ver o mundo por diversos ângulos.

4. Dão créditos aos outros

Foto: Reprodução

Embora o sucesso possa inspirar, não há nada mais inspirador do que ouvir pessoas contarem como outras as ajudaram a se tornar quem se tornaram. Seja uma atriz no discurso do Oscar, um atleta no topo do pódio ou um colega de trabalho recém-promovido. Ver alguém se emocionar por ser reconhecido por seu talento, incentivado a tentar mais, ou desafiado a sair de sua zona de conforto é sempre uma fonte de inspiração.

5. Têm e seguem valores

Foto: Reprodução

A coisa certa a se fazer não é sempre a mais fácil. Pessoas que definem seu próprio conjunto de valores e vivem de acordo com eles, não importa o quanto eles possam impedir seu progresso ou sucesso, são inspiradoras. Às vezes, não é fácil ser quem se quer ser neste mundo. Por isso mesmo, aqueles que fazem isso são admiráveis.

6. Superam-se sempre

Foto: Reprodução

Todos nós nos deparamos com obstáculos. Alguns mais que outros. Mas o tamanho ou a forma do obstáculo não determina o quanto uma pessoa pode ser inspiradora. O que inspira é a maneira como essa pessoa lida com os obstáculos que aparecem pelo caminho. Os inspiradores não fogem quando as coisas ficam difíceis, eles se perguntam como fazer para chegar ao outro lado. Além disso, não aceitam o fracasso e não veem o medo como razão para desistir: eles simplesmente avançam, não importa o que enfrentem.

7. Sabem ouvir

Foto: Reprodução

Esse último hábito pode parecer estranho. Mas foram muitos os entrevistados que se deixaram inspirar por outros simplesmente por ouvi-los. E é por isso que este deve ser o ponto mais interessante sobre os inspiradores — porque prova que eles têm a capacidade de aprender com os outros.


Com informações: Forbes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *