Estudo piloto: A arteterapia reduz as dores de cabeça das adolescentes com estresse em até 40%

Os pesquisadores exploraram atividades de mindfulness baseadas na arte que as escolas poderiam usar para reduzir as dores de cabeça, um efeito colateral comum do estresse em meninas adolescentes

Os adolescentes relatam níveis mais altos de estresse do que os adultos e citam a escola como o fator que mais contribui, de acordo com o relatório anual da American Psychological Association. Um resumo de 2013 concluiu que, embora o estresse entre os americanos não fosse novo, “o que preocupa é a perspectiva de estresse para os adolescentes nos Estados Unidos”.

Em resposta, recentemente algumas escolas se voltaram para programas baseados em mindfulness como uma forma de aliviar o estresse entre seus alunos. Esses programas podem se beneficiar de mais pesquisas sobre quais atividades os alunos consideram mais úteis.

Mindfulness e arteterapia: duas vezes por semana

Em um estudo piloto conduzido pela Universidade de Washington, os pesquisadores exploraram atividades de mindfulness baseadas na arte que as escolas poderiam usar para reduzir as dores de cabeça, um efeito colateral comum do estresse em meninas adolescentes. O grupo de teste de oito adolescentes deu feedback sobre quais atividades eles preferiam.

Depois de três semanas de sessões de mindfulness e arteterapia duas vezes por semana, as meninas relataram ter menos dores de cabeça. No início do estudo, as meninas relataram 7,38 dores de cabeça, em média, dentro do período anterior de duas semanas. No final do estudo, esse número caiu para 4,63 – quase uma queda de 40%. Essa queda permaneceu até sete semanas após o término do estudo. Os pesquisadores publicaram suas descobertas em 22 de maio na revista Art Therapy .

“Este estudo destaca uma das minhas principais missões de pesquisa: deveríamos estar fazendo intervenções em cooperação com adolescentes se quisermos que essas estratégias funcionem”, disse a autora correspondente Elin Björling, pesquisadora sênior do departamento de engenharia e design centrado em seres humanos da UW. 

A equipe recrutou oito meninas entre 14 e 17 anos de uma escola de ensino médio em Seattle. Todos os participantes relataram ter três ou mais dores de cabeça não relacionadas a uma lesão dentro de um período de duas semanas, e cinco dos oito mencionaram tensão ou estresse como a principal razão para dores de cabeça.

Durante o programa, os alunos se reuniam duas vezes por semana para uma sessão de 50 minutos com a equipe de pesquisa. Cada sessão começava com uma atividade na qual os alunos mapeavam onde estavam se sentindo estressados ​​com o desenho de um corpo. Em seguida, os adolescentes participariam das atividades de mindfulness e arte antes de fechar a sessão com outro mapa corporal.

Análise de mapas do corpo

Os pesquisadores pediram aos alunos para marcar onde eles sentem estresse e tensão em um desenho de um corpo antes (esquerda, A) e depois (direita, B) participando de atividades de mindfulness e arteterapia. Foto: Universidade de Washington | Reprodução

“Depois do estudo, analisamos todos os mapas do corpo antes e depois lado a lado. Ficou tão claro que algo significativo estava acontecendo”, disse Björling. “No começo tudo estava em pedaços e no final tudo fluía por todo o corpo.”

Os adolescentes tentaram diferentes técnicas de mindfulness em cada sessão, para que pudessem descobrir quais funcionavam melhor para eles.

O que os adolescentes gostavam: respiração quadrada, uma técnica que encoraja as pessoas a respirarem lentamente, concentrando-se e contando.

“Eu pensei: ‘Nenhum adolescente quer respirar contando, e eles nunca vão fazer isso'”, disse Björling. “Mas alguns deles disseram: ‘Esse é o meu favorito. Eu faço isso o tempo todo agora’.”

O que os adolescentes não gostam: comer com cuidado, uma técnica que pede às pessoas para se concentrarem no que e como estão comendo.

“Eles odiaram”, disse Björling. “Esta foi uma técnica diretamente de muitos programas de atenção para adolescentes, mas não se conectou com eles. Apenas os irritou. Isso mostra que eu preciso que eles sejam especialistas em suas próprias vidas.”

Durante uma das sessões, os pesquisadores pediram aos alunos que trabalhassem juntos para criar mandalas antes (esquerda, A e C) e depois (direita, B e D) participando de uma atividade de meditação. Foto: Universidade de Washington | Reprodução

Os pesquisadores também pediram aos alunos que participassem de diferentes atividades artísticas conscientes. Durante cada sessão, os alunos experimentaram um novo meio de arte – eles gostaram particularmente de usar pastéis de óleo – e diferentes tipos de projetos de terapia de arte, incluindo um em que trabalharam juntos para criar mandalas antes e depois de um exercício de meditação.

Enquanto os adolescentes experimentaram menos dores de cabeça após o término do estudo, seus níveis gerais de estresse não mudaram muito. Mas os estudantes relataram sentir-se melhor no momento, dizendo que sentiam que poderiam lidar com o que acontecesse pelo resto do dia.

A equipe ficou surpresa ao ver diferenças, dado o pequeno tamanho do grupo.

“Não é apenas sobre este estudo”, disse Björling. “Esse problema de saúde mental e dores de cabeça é tão grande que estou preocupada com o que acontece se não o aceitarmos. Alguns adolescentes não querem nada com a atenção plena à arte. Então, precisamos abordar isso de várias maneiras diferentes. Vamos precisar de um exército de pessoas e uma cornucópia de opções”, enfatizou. 

Imagem destacada: Um estudo liderado pela UW trabalhou com um pequeno grupo de adolescentes para explorar potenciais atividades de terapia artística baseadas em mindfulness que as escolas poderiam usar para ajudar seus alunos a terem menos dores de cabeça.  Foto: Universidade de Washington | Reprodução

Com informações: Universidade de Washington / Science Daily

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