Mulheres trazem luz para aldeias remotas nas ilhas de Zanzibar

Avós e mães solteiras estão entre as que estão sendo treinadas como engenheiras solares comunitárias, um programa que, segundo elas, pode transformar vidas em suas comunidades.

Como mãe solteira, Salama Husein Haja era baixa na hierarquia em sua aldeia na Tanzânia e lutava para ganhar a vida de sua família como agricultora.

Mas agora ela espera ganhar status e uma renda estável depois de ter sido treinada como engenheira solar comunitária para um projeto que traz luz a dezenas de aldeias rurais onde não há casas conectadas à eletricidade nas ilhas de Zanzibar.

Avós e mães solteiras – muitas das quais nunca aprenderam a ler ou escrever – estão entre as que estão sendo treinadas no programa, que, segundo elas, podem transformar vidas em suas comunidades pobres de pescadores e agricultores.

“Lutamos muito para obter iluminação”, disse Haja, 36 anos, uma horticultora e mãe de três crianças de uma aldeia em Unguja, a maior e mais populosa ilha do arquipélago de Zanzibar.

“Quando você não tem eletricidade, você não pode fazer muitas coisas como ensinar crianças. Isso força você a usar uma lâmpada. A fumaça é prejudicial, os olhos e o peito são afetados.

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“Quando a eletricidade está lá, é melhor.”

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Foto: Reprodução

A vida é um desafio para as mulheres em Zanzibar, uma região semi-autônoma da Tanzânia composta por numerosas ilhas onde metade da população vive abaixo da linha da pobreza.

As mulheres são quase duas vezes mais propensas que os homens a não ter educação, e são menos propensas a possuir uma terra ou ter acesso a uma conta bancária, de acordo com uma pesquisa do governo em toda a Tanzânia em 2016.

Muitas famílias mais pobres e rurais também não têm acesso à eletricidade, agravando os desafios que enfrentam.

Toda a rede de energia da região da ilha depende de um cabo subterrâneo que a conecta ao continente que foi danificado em 2009, mergulhando-o na escuridão por três meses.

Além disso, apenas cerca de metade das casas em Zanzibar estão ligadas à energia da rede, com muitas das restantes sendo forçadas a depender de lâmpadas de combustível poluentes para a luz.

Modelos de papel

Aisha Ali Khatib no Barefoot College, Zanzibar. Fundação Thomson Reuters | Nicky Milne

“Nós só usamos uma lâmpada dentro”, disse Aisha Ali Khatib, mãe de nove anos, treinando como engenheira solar ao lado de Haja no Barefoot College, na aldeia de Kinyasini, em Unguja.

“A lâmpada usa parafina … Comprar uma colher de parafina custa 200 xelins (US $ 0,09), mas posso ficar dois dias sem fazer 200 xelins.”

A energia solar oferece soluções para conectar aldeias rurais com pouca perspectiva de obter energia elétrica e aumentar a resiliência e a sustentabilidade.

Milhões de pessoas em toda a África subsaariana estão obtendo acesso à eletricidade através de fontes renováveis ​​fora da rede, disse a Agência Internacional de Energia no ano passado, que previa forte demanda para impulsionar o crescimento do setor até 2022.

O esquema de treinamento solar oferecido pelo Barefoot College, uma empresa social que começou na Índia e agora está trabalhando na África Oriental, também se concentra especificamente no treinamento de mulheres.

O projeto foi concebido para abordar o facto de as mulheres serem muito menos capazes de deixar as suas aldeias devido à pobreza e aos laços familiares, ao mesmo tempo que capacitam as mulheres na sociedade dominada pelos homens da Tanzânia, oferecendo-lhes um trabalho decentemente remunerado.

Uma mulher aprendendo no Barefoot College, em Zanzibar. Fundação Thomson Reuters | Nicky Milne

As comunidades nas aldeias participantes são convidadas a nomear duas mulheres com idade entre 35 e 55 anos para deixar suas famílias e viajar para a faculdade para treinar como engenheiros.

Muitos dos escolhidos não têm educação formal, mas são reconhecidos como pessoas que podem comandar a autoridade e que estão profundamente enraizadas na vida de suas aldeias.

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“Quando você educa uma mulher, você educa uma comunidade inteira”, disse Fatima Juma Haji, engenheira solar da faculdade Barefoot, em Zanzibar.

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“Quando você educa um homem, ele não fica na aldeia, ele vai embora, mas quando você educa uma mulher, ela volta para sua aldeia e ajuda a melhorar.”

As mulheres no projeto passam cinco meses morando e treinando na faculdade, após o que retornam às suas aldeias e instalam sistemas de iluminação solar para sua família e vizinhos.

As famílias pagam alguns dólares por mês pelo poder – uma opção mais barata do que comprar parafina ou eletricidade da rede.

Uma vida melhor

Parte do dinheiro é usado para pagar aos engenheiras um salário em troca da manutenção do equipamento da vila e os fundos arrecadados também podem ser revertidos para projetos comunitários.

As mulheres no esquema disseram que se beneficiaram com a obtenção de um fluxo de renda estável e um novo senso de independência e respeito dentro de suas aldeias.

“Recebemos uma vida melhor porque depois que sairmos daqui, seremos engenheiras e voltaremos para ensinar aos outros”, disse Haja.

“Quando eu voltar, terei status. Estarei bem informada e ficarei orgulhosa.”



Com informações: Thomson Reuters Foundation News

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