Primeiro trem totalmente movido a energia solar do mundo

Byron Bay. A cidade costeira fica na Austrália. Agora é facilmente acessível através de um trem movido a energia solar. 

Não é a ferrovia trans-siberiana ou o ônibus espacial do Eurotúnel, mas o trem turístico de Byron Bay merece um lugar na história das locomotivas. Originalmente construído em 1949, suas pretensões à antiguidade são duvidosas. Nem sua rota costeira de 3 km conta entre as jornadas ferroviárias épicas do mundo.

O trem de duas carruagens, desde o retorno às pistas no final de 2017, já ganhou uma série de prêmios em sua Austrália natal e atraiu a atenção mundial também.

O telhado

Após uma reforma, seus vagões de passageiros são agora equipados com painéis solares curvos especialmente projetados que são capazes de gerar 6,5 kW. Painéis adicionais no teto do galpão de armazenamento podem produzir mais 30kW para abastecer as baterias de íons de lítio do trem, se necessário. Uma tarifa para adulto é de A$ 3 (£ 1,70).

Foto: Reprodução

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“Todo mundo disse que não poderia ser feito e eu adoro um desafio”, diz Tim Elderton, engenheiro do Lithgow Railway Workshop.

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Ele trabalhou com a Byron Bay Railroad Company no projeto Byron Bay Train. A comunidade firmemente da área verde fez uma casa apropriada para o projeto.

Como parte do retrofit ambientalmente correto, a locomotiva de 70 anos teve seu motor a diesel substituído por uma unidade de tração elétrica personalizada. Também foi adicionado um sistema de frenagem regenerativa que carrega as baterias quando os freios são aplicados.

Localizado na costa de New South Wales, Byron Bay não falta sol. Mas em dias nublados ou quando viajando à noite, as baterias do trem podem ser carregadas da rede elétrica. Para manter suas credenciais de emissão zero, os proprietários da linha de patrimônio usam um fornecedor local de energia renovável.

Foto: Reprodução

Enquanto isso é pensado para ser o primeiro trem totalmente movido a energia solar do mundo, outros operadores de trem experimentaram a energia solar. A Indian Railways, por exemplo, equipou um trem híbrido diesel-elétrico com painéis solares para alimentar seus ventiladores, luzes e sistemas eletrônicos de exibição.

Ao contrário dos carros, os trens aderem a rotas fixas e fazem paradas regulares e previsíveis. Juntamente com a grande área de superfície, eles têm que os painéis fotovoltaicos estáticos podem ser fixados, o potencial para viagens de trilho solar pode ser tão brilhante quanto o sol da Austrália oriental.

Confira: o primeiro trem totalmente movido a energia solar do mundo


Fotos: James Chuang

Com informações: Positive News

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