6 alimentos que podem ajudar a baixar a pressão arterial

As mudanças no estilo de vida desempenham um papel importante no controle da pressão arterial. Você também pode facilitar as coisas para si mesmo incluindo na sua dieta alimentos saudáveis. 

Confira seis alimentos que podem ajudar ajudar a baixar a pressão arterial:

1. Folhas verdes

Foto: Reprodução

O potássio ajuda a eliminar mais sódio do corpo, o que, por sua vez, pode reduzir a pressão arterial. Isso significa que você deve incluir mais vegetais verdes folhosos em seu prato, pois eles são ricos em potássio, bem como magnésio.

Kale e espinafre podem fornecer uma boa parte de sua ingestão diária recomendada. Existem várias outras opções para escolher: alface, rúcula, nabo, couve, beterraba e acelga suíça.

2. Bagas

Foto: Reprodução

Um ótimo complemento para a sua dieta: bagas. Elas contêm óxido nítrico, que pode ter efeitos protetores sobre a saúde do coração. Sarah A. Johnson, pesquisadora da Universidade Estadual da Flórida, recomendou blueberries especificamente. 

“Há algo muito especial sobre a composição dos mirtilos que é responsável por seus efeitos sobre a pressão sanguínea”, disse ela ao New York Times . “Outras frutas e extratos de plantas não produziram o mesmo resultado”.

3. Laticínios

Foto: Reprodução

Houve evidências moderadas para sugerir que o consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura poderia ajudar na redução da pressão arterial. O cálcio provavelmente desempenha um papel aqui, dizem os pesquisadores, embora o benefício tenha sido associado apenas ao consumo de laticínios e não aos suplementos de cálcio.

Enquanto leite com baixo teor de gordura é uma opção, você também pode considerar o iogurte. As mulheres que comeram cinco ou mais porções por semana como parte da pesquisa tiveram uma redução de 20% no risco de desenvolver pressão alta.

4. Azeite

Foto: Reprodução

Como o óleo de cozinha recomendado pelo DASH e pela dieta mediterrânea, não é surpreendente que o azeite tenha feito parte da lista. O benefício pode ser atribuído aos polifenóis e às gorduras monoinsaturadas.

São gorduras boas, que fazem do óleo um bom substituto para a manteiga, que contém o tipo ruim de gordura. Estudos também sugeriram que as mulheres, em particular, podem experimentar um benefício de usá-lo. No entanto, lembre-se de moderar o seu uso, pois o azeite é rico em calorias.

5. Chocolate

Foto: Reprodução

Consumir o chocolate amargo, porém observe o tamanho da porção. A variedade escura contém compostos chamados flavonóis, que se acredita terem efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os níveis de colesterol, a cognição e muito mais.

Para evitar o ganho de peso insalubre, os especialistas recomendam consumir “de dois a três quadradinhos por dia. Aproximadamente 10 a 15 gramas de chocolate por dia”. Além disso, certifique-se de comprar aqueles que contenham pelo menos 70% de cacau.

6. Salmão

Foto: Reprodução

A American Heart Association recomenda consumir peixe gordo duas vezes por semana. Estudos descobriram que alto teor de ômega-3 pode desempenhar um papel na redução da pressão arterial e visando a inflamação no corpo.

A prevenção observa que os peixes gordurosos, como o salmão, também são uma grande fonte de vitamina D, que “ajuda o corpo a absorver o cálcio, proteger contra a depressão e regular a pressão sanguínea”, afirmou o site.


Com informações: Medical Daily / Better Health Kare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.