As bicicletas emergem como uma opção de transporte pós-bloqueio

No meio da viagem de bicicleta de 30 minutos para o trabalho, a polícia ordenou que Juan Pasamar desmontasse, acusando-o de violar as regras de bloqueio de coronavírus da Espanha por se exercitar em público. Os policiais não estavam comprando sua explicação de que ele estava indo para o trabalho fora de Zaragoza, a cidade do norte onde ele mora.

“Você tem carro, não é? Por que você não usa isso? ele disse que foi perguntado.

Pasamar finalmente teve que contratar um advogado para convencer a polícia de que o governo não havia proibido o ciclismo durante o bloqueio.

Enquanto os países buscam recuperar suas economias após a devastação causada pela pandemia de coronavírus, o uso de bicicletas está sendo incentivado como uma maneira de evitar aglomerações inseguras em trens e ônibus.

Ativistas de bicicleta da Alemanha ao Peru estão tentando aproveitar o momento para obter mais ciclovias ou ampliar as existentes, mesmo que seja apenas uma medida temporária para dar espaço aos passageiros sobre duas rodas.

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A transição para ambientes urbanos mais agradáveis ​​às bicicletas “é necessária se queremos que nossas cidades funcionem”, disse Morton Kabell, co-presidente da Federação Europeia de Ciclistas.

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“Muita gente tem medo de ir de transporte público, mas temos que voltar ao trabalho algum dia. Muito poucas de nossas cidades conseguem lidar com mais tráfego de carros ”, disse ele.

Além das ciclovias separadas por meio-fio, a Kabell apóia o subsídio de bicicletas elétricas, o que poderia incentivar os passageiros que fazem viagens mais longas ou montanhosas.

Os pontos de referência são Copenhague, capital da Dinamarca, onde metade dos passageiros diários são ciclistas, e os Países Baixos, com sua vasta rede de ciclovias. Ainda assim, países do mundo todo estão alcançando velocidades diferentes.

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O governo francês pediu ao ativista do ciclismo Pierre Serne que elabore um plano para o encerramento de seu bloqueio em 11 de maio. Suas recomendações, incluindo ciclovias separadas de outros veículos a um custo estimado de 50.000 euros por quilômetro (cerca de US $ 90.000 por milha), foram enviadas. ao Ministério dos Transportes.

Por enquanto, a França disse que vai subsidiar ciclistas até 50 euros (quase US $ 55) para reparos, para que os franceses possam preparar suas bicicletas para passeios após o bloqueio.

Em Berlim, o conselho de Friedrichshain-Kreuzberg simplesmente pintou linhas amarelas em algumas estradas para tirar espaço das faixas de carros. Essa infraestrutura de bicicleta se baseia no que é chamado de “urbanismo tático” – mudanças de baixo custo que são tecnicamente simples e reversíveis e podem fazer uma diferença imediata.

Iniciativas semelhantes estão surgindo em outros lugares. Funcionários em Lima, Peru; Barcelona, ​​Espanha; e Milão, na Itália, estão acelerando os planos de expandir ciclovias ou tirar espaço de carros ou de locais de estacionamento atuais.

Em Bogotá, onde as bicicletas são usadas principalmente pelos trabalhadores colombianos, a prefeita Claudia López pediu a todos que voltam ao trabalho esta semana para pedalar em vez de usar o transporte público, que agora opera com 35% da capacidade.

Com muitas empresas não essenciais dos EUA fechadas, há pouco sentido no ciclismo que não seja recreativo. Mas cidades como Oakland, São Francisco e Nova York estão fechando algumas ruas ao trânsito para permitir espaço para corredores e ciclistas.

Oportunidade única

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Pedro Díaz, membro do Pedalibre, um clube de ciclismo de Madri, vê isso como uma oportunidade única na vida de substituir o espaço dos carros e resistir a devolvê-lo quando a pandemia terminar.

“Se esperarmos a infraestrutura adequada para ciclovias, precisaremos de um plano municipal, que levará pelo menos quatro anos para ser projetado e aprovado”, disse Díaz. “Dessa forma, é apenas uma questão de colocar uma cerca e impedir que os carros usem uma faixa. Então será um fato consumado.

Se a defesa de um transporte ambientalmente amigável já foi um fator-chave para os ativistas, as consequências econômicas do vírus estão aumentando o ritmo, disse Laura Vergara, chefe do grupo espanhol de advocacia ConBici.

Com o turismo respondendo por quase 15% do produto interno bruto na Espanha, as férias ao ar livre – com ou sem duas rodas, mas longe de praias e resorts lotados – podem manter a indústria em movimento, disse ela.

“Na Austrália, as vendas de bicicletas já dispararam”, disse Vergara. “Por que isso não aconteceu aqui?”

Apesar de ter dias ensolarados o ano todo, os espanhóis amantes de carros parecem estar décadas atrás do norte da Europa quando se trata de viajar de bicicleta.

A ministra do Meio Ambiente, Teresa Ribera, responsável pelo planejamento pós-confinamento, diz que as mudanças “devem superar a resistência derivada de hábitos e concepções bem estabelecidos”.

Ribera disse que pediu aos prefeitos para estender a cobertura das ciclovias, reduzir os limites de velocidade dos carros e prever estacionamento de bicicletas. Mas não estava claro se o governo o financiaria.

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“Podemos e devemos aproveitar esse impulso para avançar em direção a um novo paradigma de mobilidade sustentável”, disse ela em comunicado à Associated Press.

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Foto: Reprodução

Além da infra-estrutura, os defensores do ciclismo dizem que muitas mentes ainda precisam ser mudadas, observando que muitas autoridades pediram a priorização do uso de veículos particulares no confinamento.

É aí que as diferenças por país são mais acentuadas. Na Grã-Bretanha, onde as pessoas ainda podem sair de casa para se exercitar, as lojas de bicicletas permaneceram abertas durante o bloqueio que começou em 23 de março. Na Espanha, os postos de gasolina eram considerados essenciais, mas não as oficinas de reparo de bicicletas.

E enquanto o compartilhamento de bicicletas em Londres e Paris foi liberado para os profissionais de saúde, a maioria das cidades espanholas correu para encerrar os serviços, dizendo que seria uma fonte de contágio. A enorme e bem-sucedida operação de compartilhamento de bicicletas de Madri reabriu apenas na semana passada, o sexto do estrito bloqueio da Espanha. As bicicletas são desinfetadas todas as noites e os motociclistas devem usar luvas.

Muitos ciclistas foram multados. A Federação Francesa de Usuários de Bicicleta recebeu mais de 800 denúncias de ciclistas parados pela polícia, e dezenas tiveram que pagar uma multa de 135 euros (146 dólares) por violar restrições.

“A atitude da polícia é a atitude que muitas pessoas mostram nas ruas”, disse Pasamar, que continua andando apesar dos riscos de ser parado novamente. Infelizmente, ele disse, “as bicicletas são para muitos apenas um incômodo”.

Foto: Reprodução

Com informações: The New York Times / Associated Press

Edição: Josy Gomes Murta

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