Ateliê Valentim abre exposição com obras de Rose Catão, em Jacumã

Exposição “Nós”, da artista plástica Rose Catão. Uma série de traços finos rasgam um pedaço de madeira macio. Essas linhas vão se combinar com um punhado de cores e logo aparece o sentido da obra que pode ser um homem negro, uma mulher, um peixe, um palhaço em riso ou um conjunto de pessoas que revelam a diversidade do povo brasileiro.

Tudo isso faz parte da nova exposição da artista plástica Rose Catão, que o ateliê Valentim abre neste sábado (19), às 17h, num happy hour na Creperia, na praia de Jacumã, no Conde (PB). A mostra segue até o dia 8 de fevereiro. 

A exposição “Nós”, tem curadoria da também artista plástica Juliana Alves, mestranda em artes visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mostra um conjunto de 11 obras em xilogravura da artista Rose Catão, reconhecida como uma das grandes xilogravuristas da Paraíba e do Brasil.

_______

“Em peças únicas e renovadas Rose Catão segue construindo sua história na arte contemporânea, sempre se esforçando para trazer elementos novos, sobretudo, na xilogravura”, avaliou Juliana Alves.

________

Ela explicou que a exposição das obras de Rose Catão faz parte de uma série de atividades desenvolvidas a partir do seu ateliê, que recebe o nome de Valentim. O ateliê tem feito residência artística com artistas do Brasil e do exterior e recentemente recebeu os  artistas Axel Arias e Ro Manzano que pintaram murais em ambientes públicos e privados nas praias de Jacumã e Caparapibus, no Conde.

“Estamos planejando a agenda de 2019 e resolvemos iniciar com esta bela exposição de Rose Catão, pela sua história e contribuição à nossa xilogravura”, completou Juliana Alves.

A artista

Foto: Gilberto Firmino

Rose Mary Catão nasceu em Campina Grande (PB), em 1942. Vive e trabalha em João Pessoa desde 1960. Artista plástica e arte-educadora.

A artista paraibana é conhecida como Rose Catão. Ela começou ensinando história da arte, depois pintura e por último, a técnica da xilogravura. Foi professora do Centro Estadual de Arte (Cearte).

Graduada em Educação Artística, especializada em cultura Afro-brasileira e mestrado em Biblioteconomia (UFPB). Tem também cursos de Desenho e Pintura (Funesc), Gravura (Hermano José e Tereza Carmem – UFPB) e Xilogravura (José Altino – Atelier Miramar, João Pessoa).

Exposições: Coletivo artistas plásticos (Galeria José Américo de Almeida, 1984); II SAMAP (NAC/UFPB, 1987); Gravuras (Galeria Archidy Picado, 1996); Xilogravura de cordel à galeria (Funesc, 1993); Bienal Nacional Individual (Galeria Batik, 1978); II Festival de Arte de Areia (1978); VI Festa do Folclore Brasileiro (NUPPO/UFPB, 1978); Os anos 60: retrospectiva das artes plásticas da Paraíba (Biblioteca da UFPB, 1979); José Lucena e Tata (Galeria Gamela, 1981); Galeria Um (Funesc, 1984); Galeria Transarte (João Pessoa, 1985); Individual (Galeria Gamela, 1986); II SAMAP – Artista convidada (João Pessoa, 1987); I e II Arte atual paraibana (Funesc, 1988 e 1990).

Serviço: 

Exposição “Nós”, da artista plástica Rose Catão

Local: Creperia, na Av. Ilza Ribeiro, na principal da Praia de Jacumã (próximo a Igreja Católica), Conde – Paraíba

Abertura: Sábado (19), às 17h. 

A mostra segue até o dia 8 de fevereiro


Fotos: Marcos Alves 

Com informações: VirtuPb / Olho Latino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.