Aventureiros da Copaoba: desbravando e colocando Serra da Raiz na Rota do Turismo de Aventura

Por Arlindo Cabocllo 

Localizada no brejo paraibano, a aproximadamente 109 Km da capital João Pessoa, a cidade de Serra da Raiz encanta pelas suas belezas naturais e seu povo acolhedor. E foi nesse ambiente de muita natureza que um grupo de amigos, após suas caminhadas e visitas aos sítios e propriedades locais, decidiu criar no ano de 2019, os Aventureiros da Copaoba, (homenagem a Serra da Copaoba, antigo nome da cidade). 

Durantes as caminhadas, os Aventureiros da Copaoba – formado por Fernando Abreu, Isaias Santos, Beto de Toré, Saulo, Cuca, Edvaldo Júnior, foram desbravando as trilhas, batizando-as com nomes e classificando-os conformes seus níveis de dificuldades.

_______

“As trilhas dão liberdade e faz esquecer dos problemas.”

_______

“Fazer as trilhas da minha querida Serra da Raiz representa um estilo de vida. Uma maneira de encontrar equilíbrio físico e mental com a sensação de estar inteiramente integrado comigo, com a natureza e principalmente a paz interior que me toma”, diz Fernando Abreu. Enquanto que para Beto de Toré, as trilhas dão liberdade e faz esquecer dos problemas. (Aventureiros da Copaoba)

Para quem quer sair do estressante ambiente urbano e gosta do contato direto com a natureza, a opção é se juntar aos Aventureiros da Copaoba. O grupo oferta para as pessoas varias trilhas: Trilhas do Relógio, de Catanduva, da Cachoeira da Mijona, da Loca da Nega, da Gameleira e da Pedra Massalina. Ao percorrer as trilhas de Serra da Raiz, os trilheiros tem o privilégio de observar
as belezas das paisagens naturais dos brejos serranos ou de altitude, integrar-se ao ambiente de alguns animais silvestres da região, conhecer arte rupestre na Loca da Nega, desfrutar de pores de sol exuberantes, associados ao desafio individual de superar os obstáculos impostos por cada trilha.

Solturas de animais silvestres

Somado ao trabalho de conduzir as pessoas entre as Trilhas de Serra da Raiz, os Aventureiros da Copaoba estão desempenhando um papel muito importante junto a população local na preservação do meio ambiente, conscientizando a sociedade serrana da importância de animais silvestres estarem livres na natureza e não criados em cativeiros. Diversas ações de solturas de animais silvestres na natureza foram realizadas aos cuidados deles.

Graças aos Aventureiros da Copaoba, chamados por muitos de malucos, mas que despretensiosamente enxergou em Serra da Raiz grande potencial para o turismo de aventura, hoje a cidade conta com diversas trilhas a pé catalogadas por eles. Tem uma rota para ciclistas que gostam de pedalar em meio a natureza, uma rampa de voo livre localizada no Mirante da Serra, atraindo assim, das regiões circunvizinhas, diversos aventureiros amantes desses esportes, o que está contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do município serrano.

Avante Aventureiros da Copaoba!


Fotos: Aventureiros da Copaoba – Arquivo pessoal | Divulgação 


 Arlindo Cabocllo

Professor, geógrafo e escritor. Natural de Arcoverde, Pernambuco. Graduado e licenciado em Ciências Geográficas pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da rede de ensino estadual da Paraíba. Autor do livro O Caranguejo Santo.

Desenvolve no Instagram o Projeto Live Entrevista, no qual conversa com as mais variadas personalidades da sociedade e é proprietário do canal Cipoada Nordestina, este voltado para divulgar as potencialidades naturais, políticas, artísticas, culturais, literárias, arquitetônicas e humanas do Nordeste. 

Canal Youtube – Cipoada Nordestina

https://www.youtube.com/channel/UCBW8waBUDOLt9Gdy_pcV-gQ

Facebook

https://www.facebook.com/arlindo.cabocllo

Instagram

https://www.instagram.com/arlindocabocllo/


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.