Balé Cidade de Campina Grande pelo interior da Paraíba e do Ceará

No palco do Teatro Ìracles Pires, em Cajazeiras, os dançarinos do Balé Cidade de Campina Grande encenam “Frestas, Fôlego e Pele”, espetáculo concebido pelo bailarino Romero Mota. Em cena, inquietação, estranhamento e reflexão são as reações que o grupo explora e pretende despertar no público com a dança. A montagem inaugurou a turnê da companhia pelo Sertão da Paraíba e do Ceará, iniciada nesta terça-feira (10) e que segue até a sexta-feira (13).

Em cartaz, no giro estão os espetáculos ‘Frestas, Fôlego e Pele’ e ‘Metal’. “O objetivo da turnê é levar os espetáculos do Balé Cidade de Campina Grande as cidades onde as pessoas não têm disponibilidade de vir assistir as apresentações em Campina Grande e ainda oportunizar essas pessoas a assistirem espetáculos de qualidade a preços acessíveis. É a arte a serviço da vida!”, explicou o produtor e diretor artístico Erasmo Rafael.

Frestas, Fôlego e Pele. Foto: Divulgação

Na montagem do coreógrafo Romero Mota, ‘Frestas, Fôlego e Pele’, investe em jovens bailarinos de diversas idades e formações, em movimentos que primam por um espírito modificador das engrenagens da dança. “Apostei naquilo que a crise pode trazer de útil à arte: o novo, mas um novo sem obrigação. Um novo com o único compromisso que a arte deve ter: a expressão”, contou.

Já ‘Metal’ tem a coreografia assinada por Rafael Gomes. O espetáculo coloca em cena uma atmosfera figurativa, química e cientifica, com inspiração no filme ‘Serra Pelada’ e na fotografia de Sebastião Salgado, em conteúdos que remetem a busca pelos elementos e riquezas dos metais.

‘Metal’. Foto: Divulgação

A trilha sonora, temas contemporâneos e o figurino acompanham a proposta da montagem. “No seguimento, transformamos esse corpo no movimento das lavas vulcânicas que traz consigo uma rica composição mineral e também nos acentos da dança do pássaro negro Maleo, que com sua agilidade nas asas depende dessa energia e magnetismo”, descreve a proposta do espetáculo o coreógrafo Rafael Gomes.

Nesta quarta-feira (11), o grupo apresenta ‘Metal’ no Teatro do Sesc Patativa, em Juazeiro do Norte, no Ceará. De volta a Paraíba levam o espetáculo ‘Frestas, Fôlego e Pele’ na quinta-feira (12), para o Centro Cultural BNB em Sousa. A turnê encerra com a encenação de ‘Metal’, na sexta-feira (13), no mesmo local. As apresentações têm início às 19h30.

‘Metal’. Foto: Divulgação

O Balé Cidade de Campina Grande é gerido pela Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral e Instituto Dança Nordeste, com apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, da Secretaria de Cultura e Teatro Municipal Severino Cabral.


Com informações: Teatro Severino Cabral / Funarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.