Brasileira nasceu na Maré, abriu empresa na Europa e vende livros a 4 continentes

Vanessa Pfeil, 39 anos, nasceu em Nova Holanda, uma das favelas do complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ). A carioca formou-se em administração e hoje é dona da “Livros For Kids”, distribuidora na Alemanha que distribui neste ano mais de 4 mil exemplares brasileiros infantis por mês em países da Europa, Estados Unidos, Ásia e Austrália.

A empresa comercializa os livros para famílias brasileiras que moram no exterior e desejam que os filhos aprendam português. Vanessa mantém pontos de venda pelo mundo e uma rede de distribuidores — especialmente mulheres, que recebem comissão pela venda, e os ajuda a se manter no exterior. Parte do faturamento da empresa ainda é destinada a ONGs no Brasil e em Senegal.

Para dar certo

“É dificílimo sair da espiral da pobreza que temos no Brasil. Para dar certo, precisamos combinar uma série de fatores e também ter sorte. Muitas vezes, mesmo querendo e indo atrás, ter sucesso é difícil. A gente da favela é ignorada pela sociedade e pelo estado. A diferença é que eu tive uma mãe que lutou por mim e pessoas que me olharam. Não acredito em meritocracia”, diz a brasileira.

Vanessa vive há dez anos na Alemanha com o marido alemão. Antes de mudar-se, a empresária manteve uma imobiliária na Maré. O primeiro empreendimento a ajudou com as contas e a sustentar a família que permaneceu no Brasil.

Ela entrou no ramo de livros quando veio visitar a família, há dois anos, e retornou para a Alemanha com 200 títulos infantis na bagagem. Mãe de gêmeos de seis anos, ofereceu as obras a mais famílias de amigos que residem no exterior. Foi um sucesso de buscas e pedidos. Assim, Vanessa vendeu quatro quitinetes que ainda mantinha na Maré e investiu R$ 120 mil para começar a empresa.

Foto: Reprodução

Ela adotou a estratégia de oferecer um custo menor pelas obras. Os livros vão para a Europa de navio. A Livros for Kids mantém exclusividade com as editoras. A compra fica bem mais barata para o cliente final saindo da Alemanha do que se viesse direto do Brasil. Assim, se há frete, são apenas locais. E a tabela de preço de cada obra é ajustada de acordo com a economia do país onde está sendo revendida.

“A logística do Brasil para qualquer lugar do mundo é complicada e encarece muito. Muitas vezes, o produto chega avariado e falta excelência”, diz. O galpão que abriga os livros fica na Alemanha e também entrega pedidos feitos pela internet.

A distribuidora trabalha com um acervo de clássicos infantis, como Monteiro Lobato e Maurício de Souza, e autores contemporâneos de literatura infantil. Além disso, oferece material para alfabetização em português, obras bilíngues e de cultura brasileira. O alvo são crianças e jovens de 0 a 17 anos. Para facilitar na logística e nas negociações, Vanessa mantém um contrato com 12 editoras brasileiras.

_______

“Não prezamos somente o lucro, mas também aumentar a autoestima do brasileiro espalhando nossa cultura pelo mundo.”

________

Ela compartilha o dinheiro com a caridade. A “Livro for Kids” destina 10% de tudo que é vendido a três projetos sociais: o FARO Maré, projeto de alfabetização no complexo carioca de favelas; o pré-vestibular comunitário Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e o Instituto Dorcas, que alfabetiza mulheres adultas no Senegal, na África.

“Eu, como mulher, negra, feminista e vinda de umas favelas mais perigosas do Brasil, cresci necessitando de ajuda e contei com uma série de fatores. Vi gente brilhante que não teve o mesmo suporte. Minha missão primordial é saber que, com minha iniciativa, há pessoas ganhando para pagar as contas”, conclui Vanessa. 


Com informações: Geledés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.