Câncer de próstata pode ser prevenido comendo iogurte enriquecido com boas bactérias

Uma descoberta impressionante de um grande estudo bem conduzido

O câncer de próstata pode ser prevenido comendo iogurte enriquecido com boas bactérias, de acordo com uma nova pesquisa. Os erros intestinais errados alimentam o crescimento de tumores – e podem torná-los resistentes à terapia, dizem os cientistas.

Um estudo identificou diferenças dramáticas no microbioma de homens com a doença em comparação com aqueles que fizeram biópsias benignas. Abre as portas para um programa de triagem e desenvolvimento de probióticos ou prebióticos personalizados – bactérias boas e as fibras vegetais que as nutrem, respectivamente.

As descobertas também lançam luz sobre a ligação entre os efeitos do estilo de vida e anomalias geográficas em casos de câncer de próstata.

O autor principal, professor Peter Bostrom, da Universidade de Turku, na Finlândia, disse: “Há variações significativas nas taxas de câncer de próstata em todo o mundo, que podem ser devido a fatores genéticos ou diferenças nas políticas de saúde, mas também variações no estilo de vida e na dieta.

Estratégias diagnósticas e preventivas

“A diferença na microbiota intestinal entre homens com e sem câncer de próstata pode sustentar algumas dessas variações. Mais pesquisas são necessárias para analisar o potencial do uso da microbiota intestinal para estratégias diagnósticas e preventivas”.

Um enorme 100 trilhões de microorganismos vivem na barriga humana – bons e ruins. O sistema imunológico é afetado pelo equilíbrio.

Eles têm sido associados a muitas condições – mesmo em órgãos que estão longe dos intestinos. Mas seu papel no câncer de próstata não é compreendido.

A equipe finlandesa sequenciou amostras de intestino de 181 pacientes com suspeita de câncer de próstata. Eles foram coletados durante biópsias após exames de ressonância magnética.

As bactérias intestinais dos 60% diagnosticados com a doença eram surpreendentemente diferentes das outras que não tinham câncer. Eles tinham níveis aumentados de Prevotella 9, membros da família Erysipelotrichaceae, e Escherichia-Shigella, um patógeno que causa diarreia. Havia também menos bugs conhecidos como Jonquetella, Moryella, Anaeroglobus, Corynebacterium e CAG-352.

Comum no mundo

O câncer de próstata é o câncer masculino mais comum no mundo. No Reino Unido, mais de 52.000 homens são diagnosticados anualmente. Ele reivindica cerca de 12.000 vidas por ano. A doença é comum na maioria dos países ocidentais e menos prevalente em outros lugares. É conhecido por correr em famílias.

Há também evidências de que homens que emigram de áreas de baixa para alta incidência têm um risco aumentado de câncer de próstata em suas vidas. Seus descendentes também são mais propensos.

Descoberta impressionante

O especialista em câncer de próstata Prof Lars Andersen, professor de medicina molecular da Universidade de Aarhus, na Dinamarca – e membro do Comitê de Urologia do Congresso Científico EAU22, enfatizou: “Esta é uma descoberta impressionante de um grande estudo bem conduzido. Devemos ter cuidado com as associações observadas quando se trata de epidemiologia complicada , e nenhuma medida de causa e efeito pode ser determinada com base nisso, mas certamente a microbiota intestinal pode ser uma área importante a ser investigada para melhorar nossa compreensão do câncer de próstata”.

Os resultados foram apresentados no congresso anual da Associação Europeia de Urologia (EAU22) esta semana em Amsterdã.


Com informações: GNN / Wales Online

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.