Coleção apresenta personalidades paraibanas em histórias em quadrinhos

Nas páginas coloridas e ilustradas, no lugar da ficção, a vida de pessoas reais ganha publicações no formato de revistas em quadrinhos. Entre as décadas de 1950 e 1960, as biografias já apareciam nas HQs, mas nos últimos anos o movimento tem tomado mais força e novos personagens surgem nas tirinhas.

Uma editora de João Pessoa, na Paraíba, aderiu a essa tendência e já está no 17º volume da coleção intitulada “Primeira Leitura”. Personalidades do estado como Zé da Luz, Jackson do Pandeiro, José Américo de Almeida, Ariano Suassuna, José Lins do Rêgo, Pedro Américo, Augusto dos Anjos e Paulo Pontes figuram entre os que já tiveram suas histórias contadas em quadrinhos.

Foto: Reprodução

Líderes políticos como o Conselheiro Henriques, Vidal de Negreiros, João Pessoa, Epitácio Pessoa e ainda o médico Napoleão Laureano e o economista Celso Furtado também receberam roteiros e ilustrações em HQs.

Entre as mulheres paraibanas que se transformaram em personagens das histórias em quadrinhos estão a professora e poetisa Anayde Beiriz e a médica Eudésia Vieira, a única mulher a se formar na turma de medicina no Recife, em 1934, reconhecida anos depois por atender pessoas mais carentes em seu consultório.

História da médica paraibana Eudésia Vieira contada em HQ. Foto: Reprodução

Segundo a editora da Patmos, Cida Nóbrega, o público alvo das obras é o infanto-juvenil. Os livros são elaborados com linguagem de quadrinhos com o objetivo de estimular a leitura e apresentar aos jovens a história de personalidades, muitas vezes desconhecidas por eles.

“Usamos uma linguagem sintética, resumida, mas com consistência, para mostrar a contribuição dessas personalidades para a cultura, história e ciência”, destacou Cida Nóbrega.

O paraibano Zé da Luz é personagem de história em quadrinhos. Foto: Divulgação

A ideia é ampliar o número de protagonistas e alcançar as personalidades de outros estados. A editora já lançou uma HQ sobre o músico pernambucano Luiz Gonzaga. As próximas edições irão contar as histórias de Joaquim Nabuco, de Pernambuco, Câmara Cascudo, do Rio Grande do Norte, e Padre Cícero (Padim Ciço), do Ceará.

A coleção, iniciada em 2014, tem como colaboradores uma série de roteiristas e ilustradores. Já produziram textos para as obras, Bruno Gaudêncio, Fernando Moura, Gerardo Rabello, Iranilson Buriti, Jairo Cézar, João Martins, Lourdes Luna, Manoel Jaime, Neide Medeiros, Sabrina Bezerra e Sílvio Osias.

Biografia do poeta Augusto dos Anjos, editada no estilo HQ. Foto: Divulgação

Já entre os responsáveis pelos desenhos e ilustrações estão profissionais como Américo Filho, Daniel Ferreira, Flaw Mendes, Gabi Barbosa, Izaac Brito, Lelo Alves, Luyse Costa, Megaron Xavier e Val Fonseca.

Com informações: Editora Patmos / G1-PB / Saraiva Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.