Compositor paraibano Marcílio Onofre é finalista em festival na Inglaterra

Entre músicos da Itália, Coreia, Eslovênia e britânicos, o nome de um paraibano figura como um dos seis finalistas do ‘London Ear Festival of Contemporary Music’, evento internacional de competição entre novos compositores de todo o mundo. O pianista, compositor e professor Marcílio Onofre conquistou a vaga na final que será disputada entre os dias 21 e 25 de março, em Londres, na Inglaterra.

“Oscurità Visibile I”, obra defendida no festival, foi composta para flauta solo, inspirada no bestseller ‘Darkness visible: a memoir of madness’ (Visível escuridão: memórias da loucura), do escritor norte-americano William Styron, reconhecido por livros como ‘As Confissões de Nat Turner’ e ‘A Escolha de Sofia’.

Foto: Facebook | Marcílio Onofre

Aos 36 anos de idade, o pessoense tem no currículo prêmios nacionais e internacionais, além da participação em diversos festivais e eventos relacionados à música de concerto. Entre eles estão o ‘VII Concorso Internazionale di Strumenti per Composizione Soloista’; o ‘2010 DuoSolo Emerging Composer Competition’; o ‘6th SCCM New Composition’; ‘Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri’; ‘Prêmio Música Clássica da Funarte’; e ‘Prêmio Latino-Americano de Composição Piero Bastianelli’.

O professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também é membro do Laboratório de Composição Musical (Compomus) da mesma instituição. No repertório de escuta do pesquisador estão nomes da Música Popular Brasileira como Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho e Luiz Gonzaga, assim como os de concerto como Bach, Beethoven, Mozart, Chopin, Liszt e novos compositores.

Marcílio Onofre e Eli­Eri Moura. Foto: Flora Pimentel

Bacharel em piano, Marcílio Onofre estudou composição com o pesquisador e regente Eli­Eri Moura, orientador em seu mestrado. Suas peças são voltadas para diversos instrumentos e já foram apresentadas por grupos como Arditti String Quartet (Inglaterra), Nieuw Ensemble (Holanda), Nouvel Ensemble Moderne (Canadá), Sonâncias (São Paulo), Grupo Brassil (Paraíba), Grupo Sonantis (Paraíba) e Camerata Arte Mulher (Paraíba).

O concerto da obra de Marcílio no London Ear Festival of Contemporary Music será apresentada no dia 24 de março.


Com informações: London Ear Festival / A União / NE10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.