Costa do Conde: Festival Sabores e Saberes revela identidade gastronômica e cultural

O Festival “Sabores e Saberes” de Conde teve início dia (04) de julho e terminou neste domingo (15). O evento trouxe as mesas participantes, criações e elaborações feitas com o inhame, insumo local e revelou, também, os saberes do Litoral, por meio de manifestações culturais apresentadas durante todos os dias do evento.

O objetivo principal é consolidar o Município como um polo de referência para a gastronomia paraibana, promovendo e qualificando toda a sua cadeia produtiva e, ainda, valorizando a agricultura familiar e a cultura, o que representa um ganho significativo para o Turismo na Costa do Conde. Este ano participaram 14 estabelecimentos ligados diretamente ao setor de alimentação fora do lar.

Temática: o inhame

“Em 2018 o Festival aconteceu com uma temática nova; escolhemos o inhame para representar a agricultura da nossa região, seus sabores e os saberes”, explica o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Conde (Acic), Fabiano Medeiros “O Festival foi criado com o objetivo de suprir a sazonalidade que ocorre nos meses do inverno. Eu assumi a Acic há seis meses e este é o 5º ano do Festival. Ainda temos que ajustar algumas coisas, mas os primeiros resultados já são visíveis”, revelou Medeiros.

Fabiano Medeiros 

Conde

A cidade de Conde é considerada a maior produtora do inhame do Estado com 90% das lavouras exploradas por pequenos produtores, cujas terras têm de 3 a 4 hectares. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a área cultivada com inhame na Paraíba era de 3.758 hectares, registrando uma produtividade média de 7.917 quilos por hectare e uma produção de 34.913 toneladas.

De acordo com a Chef Luciana Rodrigues, proprietária do Restaurante Turek, a 5º edição do Sabores e Saberes foi uma grata surpresa. “Nosso restaurante participa há três anos do Festival mas, nesta edição, houve uma dedicação maior por parte da organização. A consultoria do Chef Marcílio Cavalcante, ajudando-nos a usar o inhame, deu uma incrementada nas receitas e o resultado é esse: sucesso total”, afirmou.

Chefs Luciana Rodrigues e Turek | O Concierge

Durante os dias do Festival, os estabelecimentos participantes, além de criarem e elaborarem seus pratos, prepararam um ambiente cultural onde os saberes foram bem lembrados e serão relembrados na memória afetiva de quem participou do evento.

É o caso do casal pernambucano, Henrique Machado e Fabiana de Melo que estiveram hospedados em Conde, com toda a família, neste final de semana.

Fabiana de Melo e Henrique Machado 

“Procuramos uma praia calma para comemorar o aniversário da nossa filha”, contou Fabiana. “No hotel, pegamos o folder e ficamos sabendo do Festival. Então, resolvemos participar. Comemos no Turek, a Garoupa Carapibus e depois saboreamos o Sorvete de Inhame, que é surpreendente!” declarou Henrique.

Considerando que a gastronomia passa pela arte culinária, foram 14 releituras de pratos, massas, sobremesas e fastfood elaborados com estilo particular e sem fugir ao tema, que foram saboreados e avaliados por uma equipe de jurados convidados pela prefeita de Conde, Márcia Lucena. Além dos Sabores os Saberes também foram avaliados considerando, o atendimento, a decoração do ambiente e ações relacionadas a cultura local.

Alessandra Lontra e Chef Luzia Santos 

 “Participar da comissão julgadora do 5º Festival Gastronômico Sabores e Saberes do Conde foi gratificante. Pude ver o empenho de pessoas que, na sua maioria, não são gastrônomos e que se dedicaram a extrair o melhor do inhame e, em casos especiais, da macaxeira, que são produtos usados no dia a dia do paraibano, e transformá-los em iguarias inusitadas, obtendo um resultado que nem mesmo eles imaginaram ser possível. Os Sabores e os Saberes foram muito bem representados”, afirmou a gerente da secretaria Executiva de Turismo do Estado, Alessandra Lontra, que fez parte da comissão julgadora.

A 5º Edição do Festival Sabores e Saberes do Conde, em 2018,  é uma realização da Acic Conde e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Conde, do Sebrae e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Confira o que foi servido no Festival:

A Creperia, serviu Crepe vegano com massa de inhame e recheio de camponata com fios de vinagre balsâmico reduzido

Crepe Vegano | O Concierge

Beach Hotel, serviu Medalhões de filé servidos com purê de inhame e jerimum acompanhado de vegetais

Medalhões de filé | O Concierge

Brasilândia serviu Escondidinho de galinha de capoeira sob musseline de macaxeira

Escondidinho | O Concierge

Carpe Diem serviu Burger Guruji, feito com pão de inhame, blend Carpe Diem com cogumelos e queijo tipo brie acompanhado com chips de banana

Burger Guruji | O Concierge

Dos Sabores, serviu Gratinado de macaxeira com camarão

Gratinado | O Concierge

Matsuri serviu Okonomyiak do sertão, Fritada de inhame com repolho com charque e queijo de coalho regado à tarê, maionese e coentro

Okonomyiak do sertão | O Concierge

O Púkaro serviu Filé de sol com purê de inhame e alho

Filé de sol O Concierge | O Concierge

Parada Jacumã serviu Gratan de macaxeira com ragu de linguiça

Gratan de macaxeira | O Concierge

Sítio dos Santos serviu Galinha de Mainha

Galinha de mainha | O Concierge

Sorveteria Sonho Gelado serviu sorvete de inhame mesclado com café, servido com  praline de bacon crocante

Sorvete de inhame | O Concierge

Tapioca com Café, serviu tapioca de beterraba com creme de inhame e carne de sol

Danny servindo a tapioca de beterraba com creme de inhame e carne de sol. (mini) | O Concierge

Tropicália Café Bistrô serviu Bacalhau com natas em purê de inhame

Bacalhau | O Concierge

Turek serviu Garoupa Carapibus; lombo de garoupa sob aligot de inhame regado a manteiga de alcaparras e chips de bana da terra

Garoupa Carapibus | O Concierge

Por Ana Célia Macêdo – Jornalista O Concierge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.