Curta-metragem produzido por estudantes de Zabelê vai representar o Nordeste no projeto Cineastas 360º

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino Mikaelle Neves Cavalcante, Nallanda Bezerra Lima, Padro Lúcio Gouveia Tavares, Tarcilla Mayara Monteiro Leite e a professora Kelly Oliveira, todos da Escola Estadual Professora Maria Celeste Nascimento, do município de Zabelê, foram selecionados para representar o Nordeste no projeto Cineastas 360º, desenvolvido pelo Facebook, em parceria com a ONG Recode.

O grupo viaja para São Paulo nesta terça-feira (24) para apresentar o vídeo “Encontro com um nordestino”, que conquistou o primeiro lugar na etapa regional do projeto. Tudo começou há dois meses, quando a equipe do Facebook selecionou escolas localizadas em cidades com difícil acesso à tecnologia. “Fomos escolhidos por eles e participamos de uma capacitação com o equipamento doado para a escola. Recebemos três câmeras que filmam em 360º, três óculos de realidade virtual e três celulares”, explicou a professora Kelly Oliveira.

Sr. Rona

Sr. Rona, de Zebelê – PB. Foto: Reprodução

Diante do material, os estudantes escolheram retratar no seu curta-metragem, que tem a duração de cinco minutos, a vida do Sr. Rona, morador da zona rural do município de Zabelê. “A ideia do vídeo foi toda dos alunos. Escolheram um senhor que tinha uma história de vida bonita para contar e se esforçaram muito nas gravações”, contou a professora. O trabalho dos estudantes foi recompensado com a escolha do vídeo para representar o Nordeste na etapa nacional.

“Estamos muito ansiosos para esta etapa. Os alunos nunca foram a São Paulo e disseram que não estão nem dormindo de tanta ansiedade”, disse a professora Kelly Oliveira, que acompanhará o grupo. Em São Paulo eles participarão de uma extensa programação cultural com visita a museus e a polos de tecnologia da cidade. O vencedor nacional será anunciado durante uma cerimônia que acontecerá no dia 25 de julho na Estação Hack, espaço do Facebook em São Paulo.

Projeto Cineastas 360º
Estudantes de Zabelê selecionados para representar o Nordeste no projeto Cineastas 360º. Foto: Reprodução

O Facebook, em parceria com a ONG Recode, deu início no Brasil, em 2018, ao Projeto Cineastas 360º, onde alunos de escolas públicas de todo o país usarão a tecnologia de vídeo 360º para produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades.

Durante o projeto, estudantes do Ensino Médio aprendem novas habilidades em tecnologia e produção de vídeo 360º, tendo a oportunidade de explorar possibilidades de carreira em campos técnicos e criativos. Todos os equipamentos permanecem com as escolas após o término do projeto: o Facebook doa, a cada um dos colégios participantes, três kits com os equipamentos Gear VR, celular Samsung, câmera e tripé.

Tecnologia 360

“O uso de realidade virtual tem transformado os mais diversos campos, da medicina à educação. Nosso objetivo com o Projeto Cineastas 360º é dar aos estudantes a chance de criar e desenvolver conteúdos usando essas novas tecnologias”, afirma Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook e Instagram para América Latina. “Os estudantes aprenderão uma nova forma de comunicação usando tecnologia de ponta, enquanto escolas e professores passarão a ter treinamento e capacidade técnica para usar tecnologia 360 no ensino”, finalizou.

O Cineastas 360º foi desenvolvido a partir de um projeto similar feito pelo Facebook nos Estados Unidos, em parceria com a ONG Digital Promise, também envolvendo a tecnologia de realidade virtual. Entre os temas abordados nos vídeos 360º feitos por estudantes norte-americanos estão o bullying, a diversidade e a experiência de ser filho de imigrantes vivendo nos EUA.

Alunos da Escola Estadual Professora Maria Celeste Nascimento, do município de Zabelê – Selecionados para representar o Nordeste no projeto Cineastas 360º

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Com informações: Secom-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.