Dramaturgo Ivan Antônio realiza oficina do Teatro da Solidão Solidária no Cinema Aruanda, da UFPB

Empresários, psicólogos, advogados, médicos, oficiais de polícia, artistas profissionais e amadores, participam das diversas oficinas que o dramaturgo Ivan Antonio costuma fazer em diversas instituições instaladas no Brasil e, no exterior. 

Arte, educação e cultura de paz. O dramaturgo, compositor, diretor de teatro e Cinema, Ivan Antônio realiza oficina do Teatro Solidão Solidária nesta terça-feira(29), a partir das 15h, no Cinema Aruanda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

O multiartista acaba de voltar da Europa onde participou do Festival Mundial de Cultura da Paz: “Dialogues em humanité em Lyon, França”. Ivan Antônio realiza Turnê Brasileira – Teatro da Solidão Solidária – Etapa Nordeste.

Segundo Ivan Antônio, o “Teatro da Solidão Solidária” aproxima profissionais em atuação e pessoas em situação de rua. O seu método artístico tem sido considerado uma ponte para fomentar o perdão e a pacificação por meio da resolução de conflitos e inclusão social através da arte.  

O evento é gratuito. Realização da Editora Kalango e o Site Conexão Boas Notícias, com apoio da Coimbra Pousada Praia, A Budega Arte Café, Criativa Turismo e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Teatro da Solidão Solidária

Um método de mediação de conflitos e inclusão social através da arte que foi criado por Ivan Antônio em 20 anos de pesquisas sobre a solidão humana – dez anos inicialmente no Brasil e depois dez anos nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

O Teatro da Solidão Solidária, busca tirar as pessoas das suas ilhas de solidão e cria mecanismos para inserir essa população de volta à sociedade. A criação do método e consolidação da metodologia no país e no mundo, consistia em fazer uma imersão de dez dias por ano nas principais cidades do mundo disfarçado de uma pessoa em situação de rua. A imersão se tornou material para que Ivan pudesse iniciar um diálogo com a sociedade sobre a criação de estratégias para a inclusão social da população em situação de rua.

Ivan Antônio pelas ruas de Lyon (França) – dialogando com pessoas em situação de rua e refugiados, ampliou a sua pesquisa sobre a solidão humana que desenvolve há duas décadas. Foto: Reprodução

“Após a minha permanência nas ruas das grandes metrópoles, dormindo em calçadas imundas e frias, pedindo esmolas, vivenciando a violência das ruas e principalmente a solidão, eu voltava para casa e na semana seguinte voltava para as ruas para me identificar para eles e convidar esses homens, mulheres e crianças em situação de rua que eu tive a honra de conviver e com eles aprender a solidão solidária. Partilhar o pouco do que se tem com os seus semelhantes”, explica Ivan. 

Atualmente o artista divide a sua agenda com palestras e oficinas no Brasil, Estados Unidos e Europa, ministrando aulas em presídios, “Febens”, albergues, quartéis da polícia, empresas, escolas e universidades.

Empresários, psicólogos, advogados, médicos, oficiais de polícia, artistas profissionais e amadores, participam das diversas oficinas que Ivan Antonio costuma fazer em diversas instituições instaladas no Brasil e, no exterior. “Nessas oficinas me torno uma ponte entre meus alunos pelo mundo. Juntos buscamos um melhor caminho para que possamos entender que o mundo é um só e que estamos todos conectados e que um precisa do outro”, pontua. 

“São dezoito países da Europa, América Latina, além dos Estados Unidos, que vivencio na prática as dores e a desesperança de pessoas em estado de exclusão extrema, depois compartilho minha pesquisa com meus alunos de segmentos sociais diversificados, para juntos criarmos meios de amenizar as diferenças e as desigualdades entre todos nós”, declara Ivan.

_______

“O Teatro da Solidão Solidária para mim não é apenas um instrumento artístico, mas uma maneira de me transformar e contribuir com a cultura de paz, tão necessária no mundo contemporâneo onde o que se vale mais é o “ter” e não o “ser.”

_________

Sobre Ivan Antônio

Foto: Arquivo Pessoal

Mutiartista (dramaturgo, cineasta, poeta, cantor e compositor). Ivanildo Antônio da Silva é natural da cidade pernambucana de Arcoverde. Graduado em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Salvador (BA). Em 1998 ele criou em São Paulo um método teatral onde a rua é ambiente de experimentação.

Ivan Antônio já percorreu mais de 20 países ministrando oficinas e palestra do seu método do Teatro da Solidão Solidária. O projeto vem envolvendo os mais variados segmentos sociais nos espaços artísticos.

O artista já publicou livros de poesias como “Eu, Sonhador”, “Flores em Pé de Guerra”, “O Último Barco do Cais”, “Balada para um Triste Amor”, “Bicho Solto”, “Mar Adentro” e “Amor Revolução Silenciosa”. Como ator já encenou peças e filmes: “Um Sanatório para Freud”, “Mil Operários em Construção”, “A Caminho da Ternura” e “Carandiru”. 

Em sua passagem por João Pessoa o dramaturgo realizou na Budega Arte Café a palestra “O olhar da Arte para os conflitos humanos: promovendo a Cultura de Paz”, com apresentação de Oliveira de Panelas. Na ocasião lançou o seu livro “Amor Revolução Silenciosa”.

Para mais informações sobre o projeto Solidão Solidária envie e-mail para: solidaosolidaria@bol.com.br.

Foto: Divulgação

Serviço

Oficina do Teatro Solidão Solidária 

Local: Cinema Aruanda – UFPB (Campus I – Lot. Cidade Universitária)

Horário: 15h às 17h

Classificação: Livre

Público alvo: Adolescentes, jovens e adultos

Entrada gratuita


Links com mais informações sobre Ivan Antônio:

 Ivan Antônio: a arte da igualdade e da solidariedade em todos os palcos

⇒ Do asfalto ao palco 

⇒ Dramaturgos brasileiros brilham na França


Foto imagem destacada: Espetáculo “A Caminho da Ternura”, dirigido por Ivan Antônio, com Paulo Betti e Sérgio Mamberti | Reprodução


Por Josy Gomes, da redação do Conexão Boas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.