Economia Criativa: análise da gestão da mudança no ambiente das novas economias

Por Regina Medeiros Amorim

A gestão da mudança no ambiente das novas economias é um estado permanente de evolução. O cenário dos negócios é instável e a previsão do futuro é um exercício diário, de decisões mais rápidas, de adaptações contínuas e senso de muita colaboração. O planejamento estratégico, nem sempre funciona para a gestão atual dos negócios.

Mais importante que isso é o equilíbrio entre as competências de quem realiza e quem se relaciona com o mercado. A competência relacional tende a predominar nos tempos atuais, entretanto, pela falta da competência realizadora, as equipes deixam de entregar os resultados prometidos. Será que a sua empresa tem os colaboradores preparados e equilibrados para inovar e ao mesmo tempo ampliar relacionamentos?

Ainda sobre o ambiente de negócios

A constante agenda de reuniões nas empresas, tornou-se uma atividade, que nos tempos atuais, não têm contribuído para os resultados desejados. É quase sempre uma estratégia com o objetivo de dividir responsabilidades e não assumir riscos, quando deveria ser mais importante, encontros diferentes para trocar ideias, melhorar a tomada de decisões, visualizar as oportunidades, incentivar a criatividade e a colaboração.

Quanto mais a gestão se torna desnecessária, mais os colaboradores internos ganham autonomia, evoluem e crescem como líderes de negócios. As empresas precisam de mais líderes, daquele profissional que bota a mão na massa, que faz junto com os colegas e que tem mente aberta para absorver novos conhecimentos. O profissional que está sempre atualizado e busca novas fontes de inspiração, tem proatividade e faz entrega sempre mais do que aquilo que é esperado.

Fenômenos transitórios – mudanças constantes

Diante dos fenômenos transitórios e das mudanças constantes, tão comuns nos novos tempos, torna-se prioridade a presença e a experiência do líder, para enfrentar as mudanças ou uma crise de modelo de negócios tradicionais. Se continuarmos agindo como no passado, corremos o risco de não sobrevivermos, porque a gestão dos negócios no presente e no futuro, vai se alterando, conforme as circunstâncias.

O medo pode trazer as piores consequências para as decisões corporativas, mas também pode ser uma força propulsora que move as empresas. A coragem faz as pessoas tomarem decisões mais conscientes e menos imediatistas. É fundamental resolver as pendências do presente com foco nas tendências do futuro.

Muito importante para os líderes de negócios e empreendedores, estar em rede, em um sistema colaborativo que permita a soma de conhecimentos multidisciplinares, no desenvolvimento de projetos e ações de autoria coletiva. Os sistemas colaborativos organizam as contribuições criativas e catalisam os novos modelos de negócios e inovações de produtos e serviços.

Faz parte da inovação

Inovação é sair do lugar comum, pensar e fazer de uma forma diferente. É a capacidade de ousar, não aceitar a mesmice, mas acompanhar os hábitos, atitudes e preferências dos consumidores. A inovação se adequa tanto aos períodos de crise, quanto aos tempos de intensas alterações do cenário competitivo atual. Faz parte da inovação, não apenas atender bem o cliente, mas surpreendê-lo, ir além do que é esperado, com um tratamento individual e personalizado.

Muitas organizações estão passando por crise de identidade e de objetivo, pela necessidade de se ajustar aos novos tempos. A liderança de executivos de carreira no comando das empresas, muitas vezes gera uma inversão de valores, que comprometem os interesses da própria empresa e estimulam a individualidade de interesses.

Novo perfil de líderes

Nos tempos atuais, as empresas necessitam de um novo perfil de líderes, que sejam profissionais de negócios, que pensem e tomem decisões dentro das novas economias, que transformem os problemas em verdadeiras fontes de inovação dos negócios. A experiência e a ousadia são as características mais valorizadas nas organizações e quando somadas ao conhecimento e a experiência de profissionais, que estão sempre na vanguarda, é o que importa.

Nesse instante em que você lê esse artigo, empresas do mundo inteiro podem estar discutindo as melhores alternativas para o seu mercado. E você, também está investindo nessa capacidade de interagir com o ambiente das novas economias no mercado atual?


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


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