Economia Criativa: aprendendo e desenvolvendo novas habilidades na gestão estratégica dos negócios do futuro

Por Regina Medeiros Amorim

São várias as razões pelas quais as pessoas resolvem abrir seu próprio negócio. Talvez a principal motivação seja identificar uma oportunidade para empreender.

O empreendedor é aquele que enxerga o que ninguém vê e transforma uma ideia em novo negócio. Por traz do sucesso de cada empreendedor também existem muitos desafios, muito trabalho com planejamento, boa equipe de colaboradores capacitados, uma gestão estratégica equilibrada e principalmente uma rede de clientes satisfeitos.

O cenário econômico atual está modificando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam, umas com as outras. O mundo corporativo também está evoluindo, com mais consciência, novos modelos de gestão, novos processos de aprendizagem e novos líderes, adequados às oportunidades de um novo tempo.

Desenvolvimento tecnológico

Com o impacto da tecnologia no ambiente empresarial, desde a década de 1960, deu-se início ao desenvolvimento tecnológico, que para muitos historiadores foi considerado o início da 3ª revolução industrial, com a invenção dos computadores e da internet.

Essa evolução trouxe relevante contribuição para a sociedade e para os negócios, que crescem de maneira exponencial e se adequam ao grau de exigência e de expectativas do novo comportamento do consumidor no mercado atual.

Por isso a gestão de negócios do futuro sinaliza para o crescimento das organizações, focadas na qualidade e na satisfação dos clientes, entretanto a incerteza é uma das caraterísticas mais presente e evidente desse cenário contemporâneo.

A consolidação da era digital deu-se no final dos anos 1990, com o armazenamento de dados em nuvem ou “cloud computing”, abriu oportunidades para novos modelos de negócios, principalmente nos setores de mídia, turismo, transporte, comércio e tantos outros, que estão sendo reinventados.

Modelo e-commerce

O comércio eletrônico continua crescendo e a internet é um importante canal de vendas e de relacionamentos, cada dia mais acessível para as micro e pequenas empresas. O modelo e-commerce conecta compradores e vendedores, através de marketplace, que ganham comissão pelos negócios realizados nas plataformas e por anúncios publicados nos sites.

O compartilhamento de hospedagem, em plataforma digital e com várias modalidades de hospedagem é um dos negócios de escala global, um negócio exponencial, que caracteriza a nova dinâmica de competitividade do mercado e conecta negócios de micro e pequeno porte até grandes empresas.

Qualquer empresa semelhante, através de uma boa plataforma digital operacionalizada por profissionais competentes, pode surgir como uma opção estratégica para dinamizar outros setores econômicos, com esse modelo de negócio.

Conexões – Oportunidades

Tecnologia e comunicação geram ruptura do modelo de gestão tradicional e linear, potencializando o efeito em rede e o alcance de maiores resultados. Quanto mais aumenta o número de participantes em rede, mais conexões e mais oportunidades para a sua empresa.

Com a era digital, a gestão dos negócios do século XXI, abre espaço para novos empreendedores, desapegados da tradicional gestão de hierarquias, comando e controles.

Perfil do empreendedor

O perfil do empreendedor precisa estar focado em inovação, criatividade, valorização do trabalho em equipe, com executivos e colaboradores especializados, para desfrutar de novos mercados e do conhecimento, das competências necessárias ao desenvolvimento do empreendedorismo criativo, de modelos de negócios mais enxutos e adaptados à velocidade das mudanças.

Admitir a incerteza no ambiente corporativo, gera vantagem estratégica, diante da perspectiva inútil de prever o futuro das organizações. Nesse contexto é importante que as empresas analisem os cenários e acontecimentos, que impactam e influenciam os seus negócios, e que lhes permitam escolher a melhor maneira de atuar no futuro próximo.

Presencial – Digital

Existem diferentes tipos de empresas, razão pela qual as decisões estratégicas precisam ser tomadas de forma diferenciada.

Para qualquer setor econômico, estar no presencial e no digital é uma tendência para as empresas que operam com plataformas, sobretudo os negócios que nascem digitais.

É preciso desenvolver novas habilidades para compor o perfil de líder da transformação, para atender às demandas da nova economia.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo.

Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


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