Economia Criativa: como alcançar os melhores resultados

Por Regina Medeiros Amorim

Produto criativo é um bem ou serviço que resulta da criatividade e tem um valor econômico. Sem a criatividade não se pode imaginar ou inventar nada. Também não há receita pronta para se gerenciar a criatividade.

Com o advento da internet a criatividade e a inovação passaram a ser questão de sobrevivência. Todas as empresas precisam ser criativas na maneira de fazer negócios e seguras na proteção de seus produtos, através de direitos de propriedade intelectual, tais como: os direitos autorais, desenhos industriais, marcas e patentes.

Direitos autorais, desenhos industriais, marcas e patentes

Os direitos autorais que contemplam obras literárias, filmes, gravações fonográficas, fotografia, publicidade, as artes e a arquitetura perduram até 70 anos após a morte do autor. A legislação de patentes visa proteger as invenções de produtos e processos industriais por 20 anos e inclui os setores farmacêuticos, tecnologia da informação, eletrônicos, veículos, engenharia e outros. O registro de uma patente passa pelos critérios de não existir antes, não ser óbvia e ser útil.

A marca de uma empresa é um símbolo que não requer qualquer expressão artística ou criativa, mas que precisa estar protegida, pois tem direito a marca quem primeiro a registra no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Ter CNPJ não é garantia de uso exclusivo de sua marca. Pelo contrário, você pode perdê-la se alguém registrá-la no INPI antes de você.

Para o desenho industrial, o registro pode ser solicitado, em casos de criação de um novo design de qualquer produto, seja um brinquedo, uma embalagem, uma estamparia têxtil.

Conhecer o mercado em que estão inseridas, acompanhar as tendências e as novas tecnologias

Além da proteção dos direitos de propriedade intelectual, as empresas precisam conhecer o mercado em que estão inseridas, acompanhar as tendências e as novas tecnologias que influenciam a mente e a criatividade dos colaboradores e dos consumidores.

Outro fator impulsionador da criatividade é fazer parcerias e conectar-se com empresas de segmentos diferentes para trocar ideias e acelerar o pensamento criativo. Estimular a criatividade nas organizações contribui para a inovação de produtos, processos e serviços.

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Equipes criativas buscam constantemente identificar oportunidades inéditas para inovar.

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Para alcançar os melhores resultados é preciso construir uma equipe colaborativa, com pessoas entusiasmadas pelo que faz e comprometidas com a missão da empresa. A criatividade precisa de um ambiente de trabalho que permita fluir o pensamento criativo da equipe em geral, e que valorize as melhores iniciativas. Gerenciar a criatividade por meio de equipes comprometidas com os resultados é uma das formas de garantir o êxito da empresa.

É fato que há alguns fatores organizacionais que não potencializam a criatividade nas equipes. Um deles refere-se ao fluxo de informações inadequado e burocrático que dificulta a comunicação, em tempo hábil.

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A comunicação é a alma do processo criativo coletivo. Quando a comunicação não é incentivada no ambiente de trabalho, ela limita a criatividade do trabalho em equipe e não otimiza custos.

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A burocracia excessiva nas empresas contribui para a perda de motivação das equipes em propor novas ideias e iniciativas inovadoras. Não ser reconhecido pelas ideias criativas é outro fator desestimulante.

Por isso é importante que o reconhecimento aconteça de imediato, com a implantação de uma boa ideia. Essa é uma das formas para estimular mais ainda, a criatividade dos colaboradores. Desenvolver a cultura da inovação nas empresas também exige que se invista na capacitação permanente da equipe.

O que dizem os especialistas?

Especialistas dizem que viagens de incentivo aos funcionários contribuem para empresas reter talentos e pode até gerar mais impacto que o bônus em dinheiro. É uma forma de recompensar os colaboradores por um desempenho de destaque, pelo alcance de uma meta muito importante, além de motivar comportamentos positivos em sua força de trabalho.

Lideranças que compartilham suas crenças e o propósito de agir com criatividade, para o presente e o futuro da empresa, tendem a influenciar positivamente os colaboradores para a importância da criatividade, na maioria dos processos organizacionais. Com inovações implementadas e com resultados positivos é que a criatividade passa a ter sentido nas empresas.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


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