Economia Criativa: eventos culturais e corporativos – aproximando pessoas e realizando negócios

Por Regina Medeiros Amorim

A criatividade é um recurso inesgotável e infinito, que motiva desafios e cultiva oportunidades. Algumas pessoas ficam sem ação quando enfrentam desafios e por isso não enxergam as infinitas oportunidades ao seu redor. Portanto, o seu conhecimento e a sua imaginação são elementos que influenciam a sua criatividade e a sua atitude é o combustível que ativa a sua criação.

Segundo pesquisadores, a criatividade no setor de entretenimento vem se destacando na economia brasileira e no mundo. Entende-se por entretenimento um espetáculo público ou privado, que interessa e diverte espectadores, proporcionando experiências, emoções, prazer ou distração. Os eventos artísticos e eventos de dança compõem a diversidade cultural da economia do entretenimento. São os eventos culturais que geram fluxo turístico nas localidades onde acontecem e se destacam nas modalidades de turismo cultural e turismo de experiência.

eventos culturais e corporativos  – aproximando as relações e realizando negócios

Festas juninas

As festas juninas da Paraíba são eventos culturais que geram a principal motivação da viagem de turistas para esses lugares, nos meses de junho e julho. A dança junina está presente na vida do nordestino, com ritmos, movimentos corporais e expressões criativas, seja no forró, no baião ou nas quadrilhas juninas.

A festa de São João é uma experiência humana, um fenômeno cultural da contemporaneidade, que impacta as dimensões política, econômica, social, espacial e lúdica. O Maior São João do Mundo é um megaevento cultural, que acontece em Campina Grande, uma festa popular paraibana que aproxima relações familiares, sociais, espírito junino, expressões artísticas e culturais de negócios criativos, e que se contrapõe aos interesses comerciais de grandes investidores, mantendo as tradições campinenses e a espontaneidade da população, que celebra conforme os seus costumes.

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São vários os municípios paraibanos que se destacam com suas festas juninas, cada festa com sua identidade, seu povo e suas tradições.

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A Rota Cultural Caminhos do Frio, na região do Brejo paraibano, é outro exemplo de evento cultural que movimenta a economia da região, nos meses de julho e agosto, com uma rica programação cultural de entretenimento e soma com a valorização dos artistas locais e regionais, exposições, danças, teatro, feiras de artesanato, festivais gastronômicos, música, cinema, artes visuais e muita criatividade.

Caminhos do Frio começou em 2006, no município de Bananeiras – PB e hoje é um evento consolidado, de uma semana de muita cultura em cada um dos nove municípios, que compõem a rota turística. A sua dimensão econômica movimenta a economia e envolve setores produtivos rentáveis, tais como o turismo, os investimentos em condomínios residenciais, a mídia espontânea, governos municipais e patrocinadores, tendo como principal vetor de desenvolvimento o papel da instância de governança do Fórum de Turismo do Brejo paraibano.

Uma das dificuldades humanas é a resistência à colaboração e nesses eventos culturais de entretenimento, a governança ativa da Paraíba e das suas regiões turísticas tem sido exemplos, que faz superar limites e ampliar fronteiras, porque a integração regional aproxima as comunidades e gera o pertencimento.

18ª Ruraltur

Os eventos corporativos que se caracterizam por feiras e exposições, convenções, reuniões, treinamentos e outros, precisam encantar, aproximar e facilitar os relacionamentos e os negócios. É com esse propósito que a cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, vai sediar a 18ª RURALTUR – Feira de Turismo Rural do Brasil, de 08 a 10 de setembro de 2022. Com a temática “o poder da governança para o turismo rural criativo e colaborativo, gerando experiências e resultados”, essa ação colaborativa une os patrocinadores e os parceiros: Prefeitura de Bananeiras, Fórum de Turismo do Brejo, governo do Estado, FECOMERCIO, SEBRAE Nacional e SEBRAE de
outros Estados, sob a coordenação do SEBRAE/PB.

A história e a comunicação dos eventos corporativos exigem planejamento e alinhamento com os objetivos a serem atingidos, mas o vínculo com o evento é fator preponderante para aproximar pessoas, numa relação comercial saudável. É preciso encantar o público, aproximar as relações e realizar negócios. Essa é a proposta da 18ª RURALTUR.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


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