Ela desenvolveu um jeito próprio de tocar violino por causa de doença rara

Superação, inspiração e criatividade. As limitações de Gaelynn Lea não definem quem ela é nem a impedem de tocar violino. Ela desenvolveu um jeito próprio de tocar violino por causa de doença rara e encanta com uma sonoridade única.

_______

“Minha deficiência e minha música não são a mesma coisa. Eu não penso sobre minha deficiência quando estou tocando. Eu me sinto como eu mesma.”
– Gaelynn Lea

_________

A história de vida da violinista e compositora – levou o músico Chris Funk, da banda The Decemberists, a querer conhecê-la pessoalmente. Chris viaja pelo mundo atrás das pessoas mais surpreendentes e extraordinárias na música, e quando soube da história de Lea, teve certeza que precisava visitá-la, para inclusive pode tocar com ela. 

Foto: Reprodução

Lea nasceu e vive em Duluth, cidade no estado de Minnesota, nos EUA, onde também nasceu e cresceu o gênio Bob Dylan. A vida de Lea foi marcada pela osteogénese imperfeita, uma rara e severa doença óssea que a obriga a usar uma cadeira de rodas. Aos dez anos, ela começou a estudar violino. Sua condição, porém, exigiu que ela desenvolvesse uma técnica específica para conseguir tocar o instrumento – como se fosse um violoncelo, com o violino posicionado de pé em sua frente, e não em seu ombro. 

Foto: Reprodução

Quando ganhou um pedal de loop, que permite que ela toque sozinha, grave o que acabou de tocar, reproduza e toque por cima acompanhando a si mesma, como numa orquestra de violinos. Ela opera o pedal com o joelho, e as supostas limitações que fizeram com que mudasse seu jeito de tocar acabaram, segundo ela, permitindo que desenvolvesse uma sonoridade própria. Lea passou a fazer parte da cena musical de Duluth. 

_______

“É incrível desenvolver uma voz e uma forma de expressão únicas. Limpa minha mente e eleva meu espírito como nada mais é capaz.”

________

Para Lea, a música é como uma meditação, e seu trabalho é também para fazer da arte algo mais inclusivo. Além de apontar para a emoção que só a música pode alcançar, transformando uma suposta limitação em um verdadeiro combustível para a direção de qualquer superação e liberdade. 

Confira o talento da violinista Gaelynn Lea – tocando com o músico Chris Funk:



Fotos: YouTube Great Big Story

Com informações: Reverb / Hypeness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.